João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo destaca desenvolvimento por meio de negócios e de turismo

segunda-feira, 8 de agosto de 2011 - 16:24 - Fotos: 

Governador Ricardo Coutinho durante o programa. Foto: José Marques/Secom-PB

Criar condições para desenvolver o Estado foi o principal tema do programa Fala Governador dessa segunda-feira, 8, transmitido pela Rede Tabajara Sat. O governador Ricardo Coutinho destacou a necessidade de atrair novas empresas e desenvolver as regiões do Estado a partir das características de cada uma delas, aproveitando os potenciais naturais e de mão de obra.

Ele citou como exemplo a região do Vale do Piancó, onde o projeto do Governo do Estado para região baseia-se no desenvolvimento agrícola, com a irrigação, a produção, o escoamento da produção e a abertura de novos mercados.

Outra área de investimento é a criação de um Polo Têxtil. O governo pretende potencializar e expandir os pólos na região através de investimentos e a capitalização dos produtores fazendo com que mais riquezas circulem no Vale e incentivem a melhoria da qualidade de vida da população.

O governador Ricardo Coutinho também destacou que o crescimento da região passa por mais investimentos em saúde e educação. “A partir da cidade de Piancó, estamos estruturando um serviço de saúde. Nos próximos dias vamos inaugurar mais leitos de UTI, vamos ampliar o número de leitos cirúrgicos no Hospital Regional e ainda contribuir para a conclusão de uma Unidade de Pronto Atendimento”, lembrou. Na área de Educação, o governador vem conversando com a reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, com o intuito instalar um campus da instituição na região.

Ele também acredita que atrair grandes empresas para o Estado é mais uma estratégia positiva para o crescimento da PB. “O Governo do Estado está se movimentando tratou a criação de um distrito industrial em Alhandra e acreditamos que a instalação da Fiat no município de Goiana, em Pernambuco, vai atrair mão-de-obra paraibana”, ressaltou.

Turismo no Brejo – Outro tema de destaque na área de desenvolvimento econômico da Paraíba foi o sucesso do circuito “Caminhos do Frio”, que incentiva o turismo, a gastronomia, a cultura e a valorização do Brejo Paraibano.

Em seguida, o governador falou sobre o desenvolvimento do brejo paraibano. O projeto “Caminhos do Frio” incentiva o turismo e a cultura, levando à região várias atividades durante dois meses. Este ano o projeto envolve seis municípios: Areia, Bananeira, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

Ricardo Coutinho reforçou o apoio que o Estado vem oferecendo ao projeto, como o investimento de R$ 180 mil para custeio, além de policiamento, serviços de saúde, apoio ao turista e divulgação nacional por parte da PBTur.

“O resultado tem sido a ocupação de 100% dos hotéis da cidades-sede e ainda nas cidades vizinhas. Em Bananeiras, por exemplo,  os cerca de 600 leitos da cidade estavam ocupados nos últimos dois finais de semana”, comentou.

No circuito Caminhos do Frio são apresentados espetáculos de dança, teatro, música, além de oficinas culturais, culinária, passeios, trilhas e cavalgadas. Este ano, as cidades-sede são Areia, Bananeira, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

Obras do PAC – No programa desta segunda, o governador apresentou um balanço das obras do PAC na Paraíba. Das 25 obras, 24 estavam com problemas de pagamento e uma já estava no Tribunal de Contas da União, em processo de tomada de contas especial.

“Conseguimos destravar essas obras junto ao Governo Federal e hoje elas estão no andamento adequado. A adutora São José, em Campina Grande, está com um calendário em dia e deve ficar pronta até o próximo ano”, comentou.

Na cidade de Santa Rita, as obras da adutora estão em andamento e o Governo do Estado está licitando a ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Odilândia e Várzea Nova, além do sistema de abastecimento do Centro da cidade

Em Cabedelo, estão em ritmo avançado as obras de ampliação do esgotamento sanitário do centro e das praias. Já em Bayuex, estão sendo licitadas as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário constando de interseptor e coletor tronco. Em Cajazeiras, o Governo Estado tem uma obra no valor de R$ 6 milhões, onde parte desse valor já foi executado para ampliar o sistema de esgotamento sanitário, constando de rede coletora e 1.200 novas ligações domiciliares e intra-domiciliares.

O governador Ricardo Coutinho dedicou o programa desta segunda-feira à família Galdino, em virtude o falecimento de Antônio Galdino Filho, pai do deputado Adriano Galdino.