João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo defende união para construir novo caminho para o país

terça-feira, 25 de junho de 2013 - 09:06 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho propôs, nesta segunda-feira (24), durante reunião convocada pela presidenta Dilma Rousseff, que neste momento vivenciado pelo país todos os gestores eleitos e a população precisam dar respostas efetivas e consistentes aos problemas apontados.

Ricardo destacou em sua fala que é preciso unir a Nação no sentido de dar conta dessa agenda reprimida, passada e futura, e construir uma grande e nova agenda para o país. “Não adianta negar tudo que aí está. Por isso, propus que fosse feita esse grande conserto e a proposta ficou de ser analisada pela presidente e seu governo”, adiantou.

O governador avaliou como importante a reunião pelo fato do mundo institucional precisar dialogar com o mundo que foi às ruas e que mostrou uma indignação em relação a um processo que, mesmo com avanços incontestáveis, precisa avançar cada vez mais em relação às necessidades da população na saúde, educação, mobilidade urbana e no combate firme à corrupção.

Ele destacou que o Governo do Estado está disposto a trabalhar com a transparência necessária para fomentar uma consciência crítica na população a partir de onde estão sendo aplicados os recursos do povo da Paraíba. “É momento de ouvir muito e trazer essas pessoas para dentro da realidade de que para cada custeio é preciso retirar de alguma fonte”, explicou.

Ricardo concordou com a preocupação do Governo Federal em não abrir mão do equilíbrio financeiro de Estados e municípios, caso contrário toda solução estabelecida estará comprometida. Ele também apoia a proposta da presidenta de realizar um plebiscito para realizar uma ampla reforma política diante das dificuldades do Congresso em avançar e da tipificação da corrupção como crime hediondo com penas mais severas para corruptores e corruptos.

Sobre o anúncio de investimento de R$ 50 bilhões em obras de mobilidade urbana, o governador considerou importante para resolver de vez os problemas do trânsito nas grandes cidades. Ele também destacou a importância dos investimentos na construção de hospitais, mas ponderou que o grande problema vivenciado pelos Estados e municípios é o custeio que está muito concentrado nestes dois entes federativos.

No encontro com os governadores e prefeitos, a presidente Dilma Rousseff apresentou medidas para a resolução dos principais pontos reivindicados pela onda de protestos há duas semanas. Ela anunciou cinco pactos que incluem a responsabilidade fiscal, a criação de um plebiscito que debaterá a reforma política, a tipificação do crime de corrupção seja considerado hediondo, a melhoria da saúde, transporte público e mobilidade urbana e destinação de 100% dos royalties para a educação.