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Ricardo defende ampliação das escolas em tempo integral em seminário do TCU

segunda-feira, 17 de novembro de 2014 - 21:29 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho participou, na tarde desta segunda-feira (17), de um painel sobre educação no seminário Pacto pela Boa Governança: Um retrato do Brasil, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Na ocasião, ele defendeu a escola em tempo integral com reforço das disciplinas de português e matemática, além das atividades lúdicas e também mudanças no financiamento público com uma maior participação da União para a melhoria da qualidade do ensino.

O governador da Paraíba participou do painel junto com o governador eleito do Piauí, Wellignton Dias, do presidente do Instituto Rui Barbosa, Sebastião Hevelcio, do professor doutor Gustavo Balduíno e do jornalista e mediador, Josias de Sousa. Ricardo esteve acompanhado do secretário de Comunicação Institucional, Luís Torres, durante o seminário.

Questionado pelo mediador Josias de Sousa sobre o que fez nesta questão em seu primeiro mandato, Ricardo destacou que sua gestão priorizou a ampliação das escolas em tempo integral elevando de 105 escolas em 2010 para 579 escolas no ensino fundamental em 2014 e abrindo as primeiras 49 escolas em tempo integral no ensino médio. Ele garantiu a universalização do ensino integral no ensino fundamental e ampliar para 150 no ensino médio.  “As escolas hoje em dia precisam ser mais atrativas com a informatização, robótica e ensino integral para diminuirmos a baixa escolaridade, a evasão e a distorção série e idade”, ressaltou.

Durante o seminário em formato de talk show, o TCU apresentou aos governadores eleitos, senadores e deputados federais documento contendo diagnóstico sobre importantes temas do País, como saúde, educação, previdência social, segurança pública e infraestrutura.

O presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, destacou que o evento integra um grande projeto nacional de promoção do diálogo interinstitucional federativo com foco no aperfeiçoamento da administração pública e no desenvolvimento integrado da nação, sempre em benefício da sociedade.