João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo Coutinho recebe título de cidadão alagoagrandense

domingo, 28 de agosto de 2011 - 11:49 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho é o mais novo cidadão da cidade de Alagoa Grande, no Brejo paraibano. O título foi entregue na noite desse sábado (27), pelo vereador Fabiano Luz, durante sessão especial na Câmara Municipal do município, com a presença de lideranças políticas e a população.  Durante o ato, ele assinou ainda o decreto de desapropriação de três áreas no município para a construção da barragem Pitombeiras/Serra Grande.

Ricardo abriu o discurso agradecendo a homenagem citando uma passagem do livro “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, que diz: “Tu te tornas responsável por aquilo que cativas”. E acrescentou: “Depois desse ato, que me torna irmão de terra e de compromisso com essa parte da Paraíba, a minha responsabilidade é ainda maior”.

Ele destacou que Alagoa Grande é a cidade paraibana que mais acessou recursos dentro do Pacto pelo Desenvolvimento Social – um total de R$ 1,6 milhão, para a construção de três escolas e a reforma do hospital Oswaldo Trigueiro do Valle. “Isso se deve não à qualidade dos projetos apresentados pela prefeitura. Neste dia, em que me torno cidadão alagoagrandense, tenho a honra de assinar um convênio para obras importantes na saúde e na educação”, disse.

Merecimento – O vereador José Fabiano Luz, autor da propositura em 2009, disse que esse título é um reconhecimento da trajetória política de Ricardo Coutinho como líder sindical, vereador, deputado estadual, prefeito e governador, sempre plantando e colhendo avanços conquistados em João Pessoa e que hoje começam a ser vivenciados no Estado.  “Estamos reunidos nessa casa legislativa para reconhecer e honrar esse líder sonhador e realizador como o mais novo cidadão de Alagoa Grande”, disse o vereador em seu pronunciamento.

O prefeito João Bosco destacou que não é só a Câmara Municipal que está concedendo esse título, mas toda a população que reconhece o empenho e a atenção do governador para com a cidade de Alagoa Grande. “Por essa trajetória como vereador, deputado, prefeito e, agora, governador, você merece ser mais um filho ilustre de Alagoa Grande”, completou o prefeito, lembrando outros filhos do município, como ministro Oswaldo Trigueiro, o general Lauro Farias,o sindicalista  Severino Cassimiro, Margarida Maria Alves, Jackson do Pandeiro e seu pai, João Bosco Carneiro.

Comenda – Durante sua visita ao município, Ricardo Coutinho também foi agraciado com a comenda Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, durante a solenidade de inauguração de uma estátua em homenagem ao ex-ministro e governador, natural de Alagoa Grande.

Juntamente com o governador, o prefeito de Alagoa Grande e familiares do ex-ministro inauguraram a estátua, localizada na Praça 27 de Março, no Centro da cidade. A comenda foi concedida após a aprovação, na Câmara Municipal, de uma propositura apresentada pelo ex-vereador Luiz Lucindo, ainda no ano de 2008.