João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo entrega acelerador que aumenta capacidade no Laureano

quinta-feira, 7 de julho de 2011 - 15:31 - Fotos: 

Governador assina termo de cessão do uso do novo acelerador. Foto: José Lins/Secom-PB

O Hospital Napoleão Laureano recebeu nesta quinta-feira (7) um novo acelerador linear que irá auxiliar o tratamento de mais de três mil pessoas com câncer que utilizam atualmente os serviços da fundação. A entrega do equipamento, que custou R$ 2.077.000,00, foi realizada pelo governador Ricardo Coutinho e pelo secretário de Saúde do Estado, Waldson de Sousa, que assinaram o termo de cessão de uso do equipamento à direção do hospital, que é referência no tratamento do câncer no Estado.

Durante solenidade, o governador Ricardo Coutinho informou que o governo está trabalhando para modernizar o Hospital Laureano e para descentralizar o tratamento do câncer com a construção de um Centro de Oncologia em Patos. O objetivo é atender os pacientes de todo Sertão com investimentos próprios, de R$ 2,5 milhões. “As medidas para auxiliar o tratamento do câncer no Estado são urgentes, e o poder público precisa compreender a extensão da doença na Paraíba. O Estado continuará trabalhando no sentido de respeitar as pessoas ao garantir o acesso à saúde e promover a qualificação  dos serviços de saúde sempre na busca de estruturar o nosso sistema”, afirmou Ricardo.

O acelerador é moderno, dispõe de informações digitalizadas e é totalmente informatizado e substituirá outro antigo doado pelo então governador Tarcísio Burity há 31 anos. O secretário de Saúde, Waldson de Sousa, disse que a partir de sua utilização será possível realizar o acompanhamento de 100 novos pacientes por dia, evitando-se as longas filas de espera e as interrupções constantes do tratamento que vinham acontecendo em função da condição precária de funcionamento da máquina antiga.

O hospital hoje dispõe de três aceleradores, sendo dois novos e um antigo que será substituído. O diretor geral do Hospital de Trauma, João Simões, disse  que o novo aparelho vai proporcionar um maior número de pessoas no tratamento do câncer com mais qualidade no tratamento, já que o equipamento desenha o campo da radiação de acordo com o formato do tumor, permitindo-se que apenas as células com lesão sejam atingidas. “Em um prazo entre 60 e 90 dias o equipamento, que já se encontra no hospital, estará em pleno funcionamento passando dos atuais 200 tratamentos quimioterápicos mês para 300”, confirmou o diretor.

O diretor do Hospital Laureano lembrou que essa é a segunda medida importante do governador Ricardo Coutinho em benefício das pessoas com câncer, já que no mês de fevereiro ele regulamentou o passe livre para portadores de câncer e acompanhante nos ônibus intermunicipais.  “É uma medida que parece simples, mas está beneficiando muitas famílias de baixa renda”, finalizou.

Após a entrega do acelerador linear, o governador Ricardo Coutinho, a primeira-dama do Estado, Pamela Bório, o vice-governador Rômulo Gouveia, o deputado Domiciano Cabral, o promotor da Saúde, João Geraldo, o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Carneiro Arnaud, e a equipe médica do hospital conheceram os setores onde é realizado o tratamento do câncer. O governador  conversou com pacientes e familiares que agradeceram a iniciativa do governo de investir em equipamentos modernos que vão minimizar os efeitos no tratamento do câncer.