João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo Coutinho empossa 1.016 professores aprovados em concurso

sexta-feira, 16 de março de 2012 - 15:56 - Fotos: 

Foto: José Marques/Secom-PB

A euforia pelo ingresso na rede estadual de ensino marcou a solenidade de posse dos 1.016 professores aprovados em concurso público realizado pelo Governo da Paraíba, no ano passado. Os novos educadores foram empossados pelo governador Ricardo Coutinho na manhã desta sexta-feira (16), Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Todos estarão em sala de aula das escolas de Ensino Médio do Estado a partir da próxima semana.

A entrega da portaria de nomeação foi feita por Ricardo Coutinho, o vice-governador Rômulo Gouveia e outras autoridades a um professor representante de cada uma das catorze Gerências Regionais de Ensino, simbolizando a posse coletiva dos novos professores das disciplinas de artes, biologia, química, educação física, geografia, história, física, matemática, língua portuguesa e língua inglesa. O concurso ofereceu 1.040 vagas.

Segundo o governador, nomear, de uma só vez, 1.016 professores para o magistério estadual, e no período de apenas dois meses entre a realização do concurso e a posse dos aprovados, significa uma guinada extremamente importante na forma de olhar a educação na Paraíba. “E não vamos parar por aqui. A educação é o campo mais estratégico de todas as políticas públicas”, afirmou.

Ele disse ainda que o governo vai sempre privilegiar o concurso como forma de acesso ao serviço público (“Em apenas 15 meses de governo, já convocamos mais de dois mil concursados”) e lembrou que, hoje, a Paraíba paga o 14º salário às escolas que se esforçarem mais na educação dos estudantes. “Além disso, a cada curso de informática que ofertamos, o governo repassa um computador ao professor que o realiza, para que ele aprimore sua metodologia. Já distribuímos mais de três mil computadores”, ressaltou.

Foto: José Marques/Secom-PB

Melhoria – Sobre o reordenamento das escolas estaduais, o governador assegurou que a ação ampliou em 36 mil a oferta de vagas no Ensino Médio – no Ensino Fundamental, o percentual de aumento das vagas foi de 20%. Ao mesmo tempo, a melhoria nas condições estruturais das escolas foi assegurada.

O secretário estadual da Educação, Afonso Scocuglia, destacou que os 1.016 novos integrantes do magistério vão renovar os quadros da Educação e contribuir com os avanços no setor. Já a secretária da Administração, Livânia Farias, informou que a contratação dos novos professores terá uma repercussão na folha de pessoal de cerca de R$ 2 milhões.

O representante do Ministério Público Estadual, promotor José Raimundo de Lima, elogiou a gestão Ricardo Coutinho por realizar um concurso público em tão pouco tempo de gestão e por nomear e empossar todos os 1.016 aprovados de uma só vez. “O governador modifica a história desse Estado”, salientou.

Foto: José Marques/Secom-PB

Minuto de silêncio – Na solenidade, o governador prestou uma homenagem à professora Isabela Pajussara, professora que foi vítima de estupro e assassinato no caso que chocou todo o Brasil, em Queimadas. Ela havia sido aprovada em 1º lugar para a disciplina de química. Todos fizeram um minuto de silêncio em sua memória, após a execução do Hino Nacional.

Nova caminhada – Ao representar todos os colegas empossados, o professor de química José Claudio Silveira dos Santos, da cidade de Belém do Brejo do Cruz, destacou que o momento era de agradecimento. “Não basta apenas ser servidor do Estado. O objetivo de cada professor deve ser o de contribuir para um mundo para melhor, por meio da educação”, disse.

Elciane de Lima Paulino, de Guarabira, vai lecionar português e veio tomar posse no cargo de professora ao lado do marido e com o filho recém-nascido. “Agradeço a minha família e, especialmente, ao governador Ricardo Coutinho, pela oportunidade que dá a todos os paraibanos, apostando na educação”, declarou.

A professora Adriana da Conceição Souto Brito, da cidade de Cubati, vai lecionar matemática no município de Sossego. “O concurso foi transparente e eficiente. Agradeço por termos sido convocados tão rapidamente”, declarou a nova educadora do Magistério estadual.

A lista completa com os documentos para a posse, a quantidade de cópias e onde consegui-los está disponível no site www.paraiba.pb.gov.br/adminstracao. Os atos de nomeação estão publicados no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira (16).