Fale Conosco

7 de março de 2012

Ricardo Coutinho apresenta resultados do PAC II em Brasília



Nesta quarta-feira (7), em Brasília, o governador Ricardo Coutinho participou de uma solenidade em que apresentou os resultados do primeiro ano do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) II. No local, ele enalteceu o avanço das obras no Estado, principalmente os projetos de abastecimento de água voltados para a Região Metropolitana.

O evento ocorreu no Palácio Itamaraty, com a presença de 12 ministros, além de governadores e secretários nacionais. Segundo Ricardo, das 24 obras do PAC I e II na Paraíba, 22 serão concluídas (ou estarão perto disso) até o final deste ano – e as duas restantes serão licitadas nos próximos meses. “As obras do PAC estavam praticamente paralisadas na Paraíba. As que estavam em andamento, se arrastavam lentamente, mas conseguimos superar esse problema”, afirmou.

O governador também comemorou os números positivos em relação às obras de esgotamento sanitário. De acordo com ele, as obras realizadas em sua gestão permitiram que a Paraíba atingisse o décimo lugar no ranking nacional das cidades com maior sistema de esgotos e o terceiro na região Nordeste.

Em relação ao abastecimento de água, Ricardo informou que o Estado está em quinto lugar nacionalmente e é o primeiro colocado do Nordeste. “Avançamos bastante, portanto, há uma perspectiva muito forte. Será um ano positivo para a Paraíba. Vamos concluir as obras que estão em andamento e avançar nas que serão licitadas”, garantiu.

Dos projetos do PAC II de maior repercussão que estão sendo executados no Estado, o governador destacou o de abastecimento de água em João Pessoa, que já atingiu 72% da meta. “Queremos concluir a primeira etapa desse projeto até dezembro. Assim, a Grande João Pessoa terá mais 1,9 mil litros de água tratada por segundo. Isso complementa o índice atual e vai garantir segurança hídrica até 2035 na Região Metropolitana”, disse.

Resultados – A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, apresentou os resultados do PAC II e os projetos mais importantes que estão sendo executados. Sobre o alto volume de execução e de obras concluídas, a ministra disse que mais de 21% das obras foram executadas, o que representa R$ 204,4 bilhões – dos R$ 955 bilhões previstos até 2014.

Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, falou que a situação da economia brasileira permite a continuidade das obras previstas no programa. Ele disse ainda que o PAC possui grande importância para manter o crescimento da economia, porque prevê investimentos de aproximadamente 24% do Produto Interno Bruto (PIB).