João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo Coutinho abre programação da Semana da Mulher nesta terça

segunda-feira, 14 de março de 2011 - 17:41 - Fotos: 

O Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa vão firmar parceria para que o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra’, com sede na Capital, passe a ter atuação em toda a Região Metropolitana. Este é um dos benefícios que serão anunciados pelo governador Ricardo Coutinho em solenidade no Palácio do Governo, às 10h desta terça-feira (15), oficializando a abertura da programação comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, que se estenderá até 31 de março, com eventos em João Pessoa e mais oito cidades.

O tema central da programação elaborada pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, com apoio de diversos parceiros, é “Mais mulheres no poder. O Governo do Estado acredita na mulher paraibana: Força de nossa terra”.

De acordo com a secretária executiva, Gilberta Soares, está em estudos a instalação de um Comitê Gestor que envolva o Poder Executivo e a Sociedade Civil visando o monitoramento das ações do Pacto de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher já assinado pelo Governo Federal, o Estado e por alguns municípios.

A previsão é de que seja criada uma Câmara Técnica para acompanhar as atividades da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana com o objetivo de manter um diálogo constante com diversas secretarias, a exemplo da Saúde, Educação, Cultura e Segurança Pública.

A Secretaria tem ainda a proposta de criação do Memorial da Mulher Paraibana, um equipamento que irá documentar a participação da mulher paraibana na vida pública, na cultura e em outras áreas.

Com o objetivo de alcançar um melhor desempenho a Secretaria propõe a transferência do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, atualmente sob a responsabilidade da Secretaria do Desenvolvimento Humano, para a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.

Para a realização da Programação 8 de Março 2011, o Governo do Estado, além de envolver diversas secretarias e órgãos, tem como parceiros a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Movimento de Mulheres Trabalhadoras do Brejo, Prefeitura de João Pessoa, Emlur, Prefeitura de Monteiro, Associação Comunitária de Mulheres de Lagoa de Dentro, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres de Cajazeiras e Fundação de Cultura de João Pessoa (Funjope).

Até 31 de março, serão realizados cursos e feira de artesanato, atividades pedagógicas nas escolas da rede estadual de ensino, exibição de filmes, seminários e palestras que vão discutir assuntos como o espaço da mulher no poder, segurança, saúde e implementação de mais políticas públicas.

A programação inclui eventos em João Pessoa e mais oito municípios do Estado. Também haverá apresentações culturais, além de atendimento e orientação jurídica da Defensoria Pública às mulheres, que serão estendidos aos municípios de Cajazeiras, Guarabira, Monteiro, Marcação e Santa Luzia. Vão acontecer ainda ações de cidadania nas penitenciárias femininas de João Pessoa (Centro de Reeducação Feminina Júlia Maranhão) e de Campina Grande.

No dia 24 de março acontecerá a conferência “Mais Mulheres no Poder: Um olhar sobre a Mulher Negra”, apresentada pela ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. A conferência será realizada no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural. Neste dia, serão realizadas ainda apresentações culturais, com destaque para o grupo do Coco de Caiana dos Crioulos.

De acordo com a secretária Gilberto Soares, com este conjunto de ações o Governo pretende divulgar a existência dessa secretaria, que foi instalada e que tem o compromisso de promover a equidade de gênero e a visibilidade da conquista das mulheres. Além disso, marcar com ações, no âmbito do Governo do Estado, o Dia Internacional da Mulher.