João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo comemora dia do comerciante e crescimento de 9,4% nas vendas do setor

terça-feira, 16 de julho de 2013 - 19:00 - Fotos:  Alberi Pontes / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho e o vice-governador Rômulo Gouveia prestigiaram, na tarde desta terça-feira (16), no Centro de Turismo e Lazer Sesc Cabo Branco, do almoço de confraternização alusivo ao Dia do Empresário do Comércio, organizado pela Revista Resumo. Os comerciantes mais antigos de João Pessoa, Campina Grande e Patos receberam certificados de reconhecimento a suas empresas no fortalecimento do setor.

Em seu pronunciamento, Ricardo destacou que, mesmo diante de uma acentuada queda na arrecadação do Fundo de Participação do Estado (FPE), a Paraíba está sendo salva pelo aumento na arrecadação do ICMS. “Os dados do IBGE demonstram que a arrecadação no varejo no mês de junho deste ano teve um aumento de 41,13% em relação ao mesmo período do ano passado e de 32,63% se comparado de janeiro a junho do ano passado”.

O governador apresentou dados do IBGE que colocam a Paraíba no segundo lugar em taxa de crescimento do volume de vendas no acumulado de janeiro a maio deste ano na região Nordeste. “Nesse período, as vendas do comércio paraibano registraram alta de 9,4%, mantendo a segunda colocação do Nordeste, e encostado no Rio Grande do Norte (10,2%), que lidera na região. É um desempenho que deve ser reconhecido, já que o país registrou uma alta modesta de 3,3% nos cinco meses deste ano nas vendas do varejo. São dados que demonstram o bom momento da economia da Paraíba, graças aos incentivos do Governo do Estado e, principalmente, da iniciativa privada”, ressaltou.

Na Paraíba das 80.755 empresas ativas com inscrição estadual até junho deste ano, 56.984 são do setor do varejo, o que representa 70,56% do total, mostrando a importância do setor.

O presidente da Federação do Comércio da Paraíba, Marconi Medeiros, agradeceu em nome das associações comerciais a homenagem da revista Resumo aos empresários do comércio que são responsáveis pela geração de milhares de empregos e pelo escoamento da produção industrial e agrícola. Ele ressaltou o bom momento vivenciado pela Paraíba e a classe comercial está feliz em participar ativamente deste processo e ver o Estado se modernizando e avançando rumo ao desenvolvimento. A classe comercial confia no Governo do Estado e acredita na construção de uma Paraíba cada vez melhor”, completou.

O diretor da Revista Resumo, Mozart Montenegro, lembrou que este é o segundo ano que a revista promove essa homenagem aos empresários do comércio que administra as empresas mais antigas e sólidas, citando as Lojas Primavera, com 53 anos de fundação. “A nossa ideia é prestigiar uma classe muito importante para a economia da Paraíba, pois o comério e os serviços somam mais de 70% da arrecadação do Estado”, completou Mozart.