João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo autoriza restauração da PB-077 que vai integrar Cuitegi a Pilões

segunda-feira, 10 de março de 2014 - 07:50 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho autorizou, nesse sábado (8), o início da restauração da PB-077, que liga o município de Cuitegi a Pilões. A obra vai beneficiar 13,817 mil habitantes. O Governo do Estado investe R$ 4,2 milhões para recuperar os 13 km de estrada.

O governador foi recebido por prefeitos, lideranças e pelos moradores, que agradeceram as obras realizadas pelo Governo do Estado. “Fico feliz em ter sido tão bem recebido pelos prefeitos da região e pela população de Cuitegi e Pilões, o que nos dá energia e a certeza de que estamos no caminho certo”, ressaltou Ricardo.     

Ele ainda destacou que os recursos para a obra estão garantidos e pediu agilidade na execução dos trabalhos. “Essa é uma obra de R$ 4,2 milhões que vai ligar o Brejo de baixo à região da serra e integrar os municípios. Vamos fazer praticamente uma nova estrada e quero dizer à empresa que o dinheiro está garantido e, por isso, queremos agilidade e qualidade”, reforçou.

O vice-governador Rômulo Gouveia, que participou das solenidades, elencou ações importantes em todos os municípios paraibanos, principalmente no Brejo com obras de estradas, adutoras, escolas, hospital, entrega de casas populares, ônibus escolares e de ambulâncias. “É a demonstração de uma Paraíba que segue em frente”, completou.   

O diretor de obras do DER, Hélio Cunha Lima, afirmou que apesar de não ser antiga, a PB-077 possui graves problemas estruturais e será necessário um trabalho de reforço das camadas de base e asfaltamento em Concreto Betuminoso a Quente (CBUQ), dos acostamentos em tratamento superficial duplo, recuperação e limpeza do sistema de drenagem para águas superficiais e subterrâneas e sinalização horizontal e vertical.

Reivindicação atendida – O prefeito de Cuitegi, Guilherme Madruga, disse que essa era a maior reivindicação do município, já que muitos moradores têm que se deslocar para a cidade de Pilões para utilização de serviços como o da comarca eleitoral ou em dias de feira. “Esse foi um asfalto recente, mas a alegria do povo virou frustração em pouco tempo. Mas agora temos a certeza que este Governo fará uma nova estrada e de qualidade como são as estradas entregues no Estado”, completou.  

A prefeita Adriana Andrade, de Pilões, também destacou os benefícios da estrada. “A recuperação dessa estrada era uma reivindicação antiga da população e desde quando era conselheira do Orçamento Democrático, vínhamos lutando pela sua restauração. Hoje, finamente começa a ser recuperada graças a sensibilidade deste Governo”, disse                 

Ela ainda lembrou que, após poucos anos de uso, a estrada já apresentava problemas e os recapeamentos não resolviam. “Agora teremos um novo acesso em uma área de serra e que fica bastante perigosa com a quantidade de buracos que tem hoje. Todos estão felizes e confiantes de que, em pouco tempo, ganharemos um novo asfalto que continuará para a segurança e o desenvolvimento de Cuitegi e Pilões”.

O motorista José Taveira Filho disse que trabalha com caminhão e sabe da importância da recuperação das estradas, principalmente na serra. “A restauração dessa rodovia chega em hora certa para evitar novas vítimas e demonstra o compromisso do governador com a nossa região”, comemorou.

O comerciante Jacinto Bezerra da Silva destacou que a restauração da estrada também vai beneficiar o comércio. “Tenho certeza que, com a estrada nova, mais melhorias virão para o nosso município que tem um clima de serra e é muito agradável”, comentou.    

Outras presenças - Também prestigiaram a solenidade, os prefeitos de Araçagi, Didi Braz; de Mari, Marcos Martins; de Mulungu, D´arc Bandeira; de Pirpirituba, Rinaldo Guedes; de Borborema, Paula Maranhão; de Dona Inês, Antônio Justino; de Duas Estradas, Edson Gomes; de Pilõesinhos, Rosinaldo Mendes; de Alagoinha, Alcione Brandão; de Belém, Edgar Gama; de Sossego, George Coelho;  de Santa Terezinha, Arimatéia Camboin; além dos deputados estaduais Antônio Mineral, Hervázio Bezerra, João Gonçalves e Tião Gomes, do ex-deputado Genival Matias, do superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa; do presidente da Cagepa, Deusdeth Queiroga; do secretário executivo de Comunicação, Célio Alves; e do secretário de Comunicação de Pernambuco, Evaldo Costa.