João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo autoriza reforma de escola e empossa 79 conselheiros do ODE

segunda-feira, 24 de outubro de 2011 - 20:57 - Fotos:  Antônio David/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho, após empossar os 79 conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE), assinou a autorização para abertura de certame licitatório para reforma e adequação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Dr. Dionísio da Costa”, na cidade de Patos.  Nesta obra serão investidos recursos no valor de R$ 251.277,46, oriundos do Governo Estadual.

Ricardo, durante o discurso, saudou a todos os conselheiros do Orçamento Democrático Estadual. “Quero agradecer publicamente a cada um de vocês dentro da atuação do ODE. Vocês estão fazendo algo que não tem preço. Vocês estão ajudando a mudar a mentalidade, a consciência e a concepção e isso é algo tão importante que só as futuras gerações vão perceber a mudança desse trabalho”, avaliou o governador.

A posse dos 79 conselheiros regionais do Orçamento Democrático Estadual (ODE) aconteceu nesta segunda-feira (24), em Patos. Foram empossados 28 conselheiros da 7ª Região (Itaporanga), outros 27 da 6ª Região (Patos), além de 24 da 13ª Região (Pombal). A solenidade foi parte das comemorações alusivas aos 108 anos de emancipação política daquela cidade.

A subsecretária do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, fez uma explanação acerca das etapas e dos números do ODE. Ela disse que os conselheiros do Orçamento Democrático vão exercer uma função de ponte entre a sociedade e o Governo, subsidiando a gestão com as necessidades regionais, contribuindo, desse modo, para uma atuação de Governo eficaz no tocante às obras, aos seus serviços e às suas demais ações.

A presidente da Colônia de Pescadores do Vale do Sabugi (Santa Luzia – 6ª Região), Jucilânia Fernandes Pereira, falou da importância do conselheiro em participar do processo decisório, de acompanhamento e fiscalização das ações do Governo do Estado. Para ela é um fato inédito na Paraíba. “Foi uma inovação na forma de administrar, onde o olhar do povo está fazendo a diferença”. Ela preside 121 pescadores da Região do Vale do Sabugi.

Bruno Pereira é conselheiro do município de Ibiara (7ª Região) e disse que essa nova iniciativa do governador Ricardo Coutinho é uma forma fácil e acessível para a população fazer e apresentar através do Orçamento Democrático suas propostas e suas reivindicações ao Governo do Estado. “Foi uma iniciativa que começou em João Pessoa quando ele foi prefeito e, logo que assumiu o Governo Estadual, tratou de implantar na Paraíba. É algo onde toda a população só tem a ganhar”, frisou.

Para Valdejane Coelho Mariz de Almeida, que mora na cidade de Paulista (13ª Região), a implantação do Orçamento Democrático Estadual é algo inédito para a população da Paraíba, onde os paraibanos vão fiscalizar os seus próprios anseios. “O Governo do Estado está de parabéns por essa importante iniciativa”, afirmou Valdejane.

Os 79 conselheiros são responsáveis, enquanto representantes da sociedade civil paraibana, pela fiscalização e acompanhamento de ações de governo de interesse regional nos 49 municípios que fazem parte das respectivas Regiões Geoadministrativas (6ª, 7ª e 13ª).

Também já foram empossados os conselheiros das regiões de Monteiro (5ª região), Sousa (10ª região) e Cajazeiras (9ª região).

Estavam presentes ao evento, o deputado estadual Antonio Mineral; o ex-prefeito da cidade de Patos, Dinaldo Wanderley; Aloizio Franco de Santana, representante da prefeita de Nova linda (6ª Região), Maria do Carmo;, além de secretários de Estado, dos gerentes do ODE das 6ª, 7ª e 13ª Regiões e conselheiros, entre outras autoridades.