João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo autoriza primeira obra de reforma em 60 anos de escola

sábado, 7 de dezembro de 2013 - 17:42 - Fotos: 

Uma escola com 60 anos de vida e que atende cerca de 300 alunos no centro da cidade de Barra de Santa Rosa, no Curimataú Paraibano, vai receber a primeira reforma de sua história. A ordem de serviço para a obra na Escola Estadual José Coelho foi assinada na manhã deste sábado (7), pelo governador Ricardo Coutinho, na Praça Frei Martinho, no centro da cidade. O investimento é superior a meio milhão de reais e o prazo de conclusão das obras é de 150 dias.

Além dos alunos de ensino fundamental, de 1ª a 5ª série, a escola conta ainda com estudantes do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e do programa Mais Educação, que oferece atenção em tempo integral para os jovens. São seis salas de aula com laboratório de informática, refeitório e parte administrativa.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou que a educação é a prioridade de sua gestão, e que a equipe de governo não está medindo esforços para melhorar os índices estaduais na área. “É só olhar pra ver que estamos fazendo investimentos por todo o estado, e que já estamos colhendo bons frutos, como a evolução de nossos estudantes de 15 anos na avaliação internacional Pisa, que avalia o desempenho deles em leitura, ciências e matemática. Subimos da 13ª para a 9ª posição nacional e temos o melhor desempenho do Nordeste”, destacou.

Os maiores interessados na reforma e nas melhorias de infraestrutura da escola aprovaram o projeto. “A estrutura aqui é boa, mas ainda falta muita coisa. Essa reforma vai ajudar e muito na nossa educação”, disse o estudante José Luciano, 14 anos, aluno do 5º ano do ensino fundamental.

Já o agricultor Francisco dos Santos, 38 anos, que tem dois filhos estudando na José Coelho –  Moises, de 10 anos e Samuel, de 11 –  formou-se no ensino fundamental, mas quer que a próxima geração da família tenha mais oportunidades. “Estudar faz toda a diferença na vida de uma pessoa, e por isso todo esse investimento aqui é importante. A estrutura atual é fraca, e sempre pedimos melhorias, sendo finalmente atendidos agora”, comemora o agricultor.

O prefeito de Barra de Santa Rosa, Fabian Dutra, disse que a cidade nunca tinha recebido um investimento tão grande em educação em sua história. “Nosso povo é sofrido, temos muitos problemas pra resolver e a educação é um deles. Esta escola tem mais de 60 anos, e quem ganha com esta reforma é nosso povo e nossos jovens”, enaltece.

A secretária de educação, Márcia Lucena, ressaltou que o investimento em escolas de ensino fundamental não é o foco atual do planejamento da pasta, mas que o trabalho que vem sendo realizado em Barra de Santa Rosa precisava ser valorizado com a obra. “Estamos investindo em escolas de ensino médio e municipalizando as escolas de ensino fundamental I, mas aqui encontramos uma equipe dedicada e comprometida, o que nos fez ter certeza de que a reforma era importante”, diz Márcia.

Entre 2012 e 2013, cerca de 300 escolas estaduais passaram por algum tipo de intervenção ou reforma. Só em João Pessoa, 15 escolas estão sendo reformadas simultaneamente, dando uma ideia do que acontece em todas as regiões do estado. Outras 11 escolas novas foram entregues e cerca de 510 novas salas de aula, entre os novos prédios e as salas construídas em escolas antigas.