João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo autoriza obras de urbanização do conjunto Mutirão, em Campina Grande

segunda-feira, 11 de novembro de 2013 - 22:23 - Fotos:  Claudio Goes/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho assinou, na tarde desta segunda-feira (11), a Ordem de Serviço para o início das obras de urbanização do conjunto Mutirão, no bairro do Serrotão, próximo à Alça Oeste, em Campina Grande.  O Governo do Estado está investindo com recursos próprios R$ 14.381.333,63 na obra, que vinha sendo esperada há muito tempo pela população.

O projeto de urbanização prevê calçamento, saneamento, drenagem das ruas e uma praça com academia na comunidade que carece de infraestrutura e de esgotamento sanitário. O governador Ricardo Coutinho lembrou que o bairro existe há 27 anos e não tem saneamento, nem área de lazer e convivência e só tem calçamento na rua principal. “Por isso, resolvemos investir quase R$ 15 milhões para mudar a história dessa localidade. Poderia pegar esses recursos e calçar duas ruas num bairro, duas em outro e em outro. Mas não sei fazer as coisas partidas assim, prefiro investir em uma ação consistente, integral para mudar a realidade dessa população que é muito carente de infraestrutura”, argumentou.

Ricardo adiantou que o projeto também inclui a construção de uma praça com academia para promover o encontro das pessoas. “Eu sou um gestor que acredita na terapia do poder das praças porque o povo precisa ter espaços para conversar com os amigos, caminhar ou descansar. Isso influi na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressaltou.

Ele comentou que, desde que foi inaugurada a Unidade de Polícia Solidária (UPS) no conjunto Mutirão, não foi registrado nenhum homicídio na localidade e a urbanização dialogará diretamente com a política de segurança. “A urbanização junto com o trabalho desenvolvido nas UPS vão, juntos, gerar um ambiente de mais segurança e bem estar social”, completou.

O superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, disse que a urbanização é um projeto fundamental para o conjunto Mutirão com serviços de drenagem, saneamento, canais, calçamento, praças e áreas de convivências. “Foi uma decisão corajosa do governador Ricardo Coutinho investir em um bairro com uma das piores infraestruturas em Campina e que a partir de hoje começará a mudar a realidade de vida desse povo”, enfatizou.

O deputado federal Damião Feliciano disse que conhece muito bem a situação em que vive os moradores do Mutirão, onde falta um calçamento, um saneamento e uma área de convivência para os moradores viverem com mais qualidade de vida. “Campina Grande sabe pedir ajuda aos governos. Mas o mais importante é que Campina sabe agradecer às ações que beneficie o povo”, ressaltou o parlamentar.

Um dos primeiros moradores do conjunto, Severino Gomes de Oliveira, que vive no local há 35 anos, sabe bem a relevância da obra. “Não é fácil morar em um local sem as condições adequadas e desprezado. Mas graças a Deus e ao governador essa situação ficará no passado e meus 5 filhos pequenos poderão morar num bairro mais digno”, comemorou.

A dona de casa Cleide Vasconcelos disse que o calçamento e o saneamento vão valorizar as casas e beneficiar a gente que tem que conviver com o esgoto correndo nas ruas. Ela acrescentou que gostou da notícia de que o conjunto ganhará uma praça, que era uma coisa que seus filhos e netos sempre reclamaram de não ter onde brincar ou praticar um esporte.

A solenidade de autorização das obras de urbanização aconteceu na rua principal do Mutirão em frente à Unidade de Polícia Solidária (UPS) aberta no bairro. Participaram centenas de moradores, o ex-senador Ivandro Cunha Lima, representando o senador Cássio Cunha Lima, o secretário de Governo e deputado Adriano Galdino, o secretário de Articulação e Desenvolvimento Municipal, Manoel Ludgério, o secretário de Interiorização, Carlos Antônio, o secretário executivo de Interiorização, Moacir Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Nélson Gomes, os vereadores Marinaldo Cardoso e Lafite e o assessor do governador Fábio Maia.