Fale Conosco

22 de janeiro de 2014

Ricardo autoriza implantação de gasoduto em Campina Grande



O governador Ricardo Coutinho assina, nesta quarta-feira (22), a ordem de serviço para a implantação de um gasoduto, em Campina Grande, que vai permitir a chegada do Gás Natural para residências e estabelecimentos comerciais daquela cidade. A solenidade acontece auditório da Associação Comercial de Campina Grande.

Com a implantação da obra, Campina Grande entra para a história como a primeira cidade do interior nordestino a receber o Gás Natural para residências e, em escala, para os estabelecimentos comerciais. Trata-se de um marco para o município desde a construção do gasoduto que liga as duas maiores cidades do Estado. O gasoduto, inaugurado no ano de 2005, ao longo de oito anos vem atendendo aos setores industrial e automotivo. Nos últimos anos, o projeto de levar o Gás Natural para as residências, e também para o Comércio, era uma das grandes metas da Companhia, a qual se tornará realidade já a partir de 2014.

São fatores que contribuem para a viabilização do projeto e que englobam, também, importantes estabelecimentos comerciais a serem beneficiados com esse combustível – tais como hotéis, dois shoppings e vários outros estabelecimentos localizados na área.

Previsões – Ainda em 2014, a PBGÁS prevê a captação de aproximadamente 945 residências e 15 estabelecimentos comerciais, de um total identificado de 2.500 potenciais consumidores, segundo pesquisa realizada pela Companhia.

O Projeto Borborema tem um orçamento para investir R$ 4.418.025,88 (Quatro Milhões, Quatrocentos e Dezoito Mil, Vinte Cinco reais), sendo para Obras e Serviços o valor de R$ 3.661.371,32 (Três Milhões, Seiscentos e Sessenta e Um Mil, Trezentos e Setenta e um Reais e Trinta e Dois centavos). O restante do investimento prevê a aquisição de material.

 A empresa vencedora do processo de Concorrência Pública foi a Thompson e Azevedo e CIA., que já se encontra com o canteiro de obras instalado. A primeira etapa dos serviços, no bairro do Catolé, terá uma duração de 10 meses e vai gerar 60 empregos diretos.

 Infraestrutura – Campina Grande já conta com um escritório regional que dá suporte a 11 indústrias e cinco postos de GNV, o que representa cerca de 25 por cento do volume de Gás Natural distribuído e comercializado pela PBGÁS. Com essa obra de extensão para as residências e estabelecimentos comerciais, se faz necessária a ampliação da estrutura local em função do aumento do número de consumidores a serem atendidos.

 Nesse sentido, já está prevista para 2015 a construção de uma sede regional dotada de moderna infraestrutura para abrigar os serviços de operação e manutenção, toda a parte de supervisão da rede e, também, um setor para serviços atendimento ao consumidor.

 Vantagens ao consumidor: A utilização do Gás Natural em qualquer um dos seus segmentos de mercado apresenta inúmeras vantagens. No caso dos usuários residenciais e do comércio, as principais vantagens passam pela comodidade, economia, segurança e continuidade no fornecimento.

 A utilização do Gás Natural em qualquer um dos seus segmentos de mercado apresenta inúmeras vantagens. No caso dos usuários residenciais e do comércio, as principais vantagens passam pela comodidade, economia, segurança e continuidade no fornecimento. A operação é mais pratica, pois é feita de forma continua e não necessita de estocagem; é mais seguro, tendo em vista ter baixa densidade e, num eventual vazamento, tende a escapar para cima e não se acumular no ambiente; é mais econômico e, apesar de ser um combustível de origem fóssil, apresenta uma queima bem menos poluente, sendo considerado um combustível ecológico.

Além disso, o Gás Natural está contribuindo de forma significativa para uma melhor mobilidade urbana. Em virtude do seu fornecimento contínuo, qualquer estabelecimento que usa Gás Natural já não precisa de caminhões parados em suas imediações para o fornecimento do produto. Quando se tem um caminhão a menos na porta, o trânsito melhora, o que representa mais um benefício que o Gás Natural está proporcionando não apenas para os seus usuários, mas para toda a sociedade.