Fale Conosco

3 de maio de 2016

Ricardo autoriza construção do quartel do Corpo de Bombeiro em Patos



O governador Ricardo Coutinho autorizou a construção do novo prédio do quartel do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) em Patos, no Sertão. A ordem de serviço que libera o início dos trabalhos foi assinada na noite dessa segunda-feira (2), durante plenária do Orçamento Democrático Estadual no ginásio de esportes O Gelão, no bairro do Jatobá. Segundo o comandante do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM), tenente coronel Saulo Laurentino, a sede atual da unidade fica no Centro da cidade, em um prédio antigo.

Com a construção do novo edifício, que deve ser iniciada em um prazo de 60 dias, todos os recursos materiais e humanos estarão melhores alojados. O investimento previsto é de R$ 2,4 milhões. Desse total, 1,5 milhão já foi liberado para o início das obras.

A nova unidade será instalada no bairro da Liberdade, ao lado de uma indústria de bebidas. O prédio abrigará tanto o 4º BBM, que tem sede em Patos e cobre 45 municípios do Sertão paraibano, quanto o 3º Comando Regional de Bombeiro Militar.

“O principal benefício que o quartel vai trazer é uma acomodação digna do nosso material humano e dos nossos recursos materiais de forma geral, como viaturas e equipamentos. Ele também vai possibilitar a realização de cursos e treinamentos, tendo em vista que o espaço que temos hoje não traz essa possibilidade”, destacou o comandante Saulo.

Novas unidades – O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel Jair Carneiro de Barros, também esteve presente na plenária e destacou que existe um Plano de Compatibilização da Secretaria de Estado da Segurança (Seds) que prevê a presença das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros de forma conjunta nos municípios em um período de longo prazo.

Entre 2011 a 2016, já foram criadas e inauguradas as unidades de Pombal e Catolé do Rocha e reformada e ampliada a unidade de Sousa. A de Patos já está com o processo licitatório encerrado e terá obras iniciadas em breve.