João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo autoriza construção do Hospital Metropolitano

terça-feira, 21 de janeiro de 2014 - 09:10 - Fotos:  José Marques / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho autorizou, nesta segunda-feira (20), a construção do Hospital Metropolitano de Santa Rita. A solenidade aconteceu na Praça do Chafariz, no bairro Tibiri II, na cidade de Santa Rita, e marca o início das obras da unidade hospitalar, que vai beneficiar mais de 1,2 milhão de paraibanos de doze municípios.

Durante a solenidade, Ricardo falou que o Governo honra um compromisso com os moradores da Região Metropolitana. “São nos hospitais do estado que as pessoas podem ter as soluções mais completas nos casos de saúde. Essa região precisava de um grande hospital. E nesta unidade vão trabalhar 1.700 profissionais. Nós fizemos questão de criar uma clínica de pediatria e uma UTI neonatal. Estou cumprindo minha palavra de governador. A população desta região terá um grande complexo hospitalar, que vai atender mais de um milhão de pessoas”, afirmou o governador.

De acordo com secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, o Hospital Metropolitano vai descentralizar o atendimento de urgência e emergência da capital, além de oferecer serviços de alta complexidade à grande parte da população da Região Metropolitana. “Será uma das obras mais importantes já realizadas pelo Governo da Paraíba. Com ela, vamos descentralizar o atendimento de urgência e emergência do Hospital de Trauma da Capital, levando assim as condições que a população necessita para um atendimento digno e humanizado”, ressaltou o secretário.

O Governo da Paraíba investe recursos na ordem de mais de R$ 100 milhões na construção da unidade hospitalar, que vai beneficiar moradores das cidades de Santa Rita, Bayeux, João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Rio Tinto, Capim, Sapé, Cruz do Espírito Santo, Conde, Pedras de Fogo e Alhandra.

De acordo com o superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, o Hospital Metropolitano de Santa Rita está sendo construído no padrão dos melhores centros de saúde do país. “O conceito e a concepção dele são modernos. Ele foi todo projetado para ter funcionalidade e agilidade em seu atendimento. A empresa que executa a obra tem em seu acervo mais de 20 hospitais construídos”, explicou o secretario.

Estrutura

A área total é de 28 mil m², sendo mais de 17 mil m² de área construída, dividida em cinco pavimentos. A unidade hospitalar vai contar com 209 leitos, além de salas de observação e de isolamento.

O deputado federal Efraim Filho falou da importância da obra para a região. “Só quem sente a importância dessa obra é que mora nessa região. Tenho alegria de hoje estar ao lado do Governador Ricardo Coutinho assinando a autorização do hospital Metropolitano. Esse sonho também é nosso! Trabalhamos junto ao Governo Federal para a liberação de R$ 21 milhões para essa obra”, afirmou o deputado.

Participaram da solenidade os deputados Efraim Filho, Damião Feliciano, Domiciano Cabral, Hervázio Bezerra, Wilson Braga, João Gonçalves, Genival Matias, o ex-prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon, o ex-deputado Flaviano Quinto, além de vereadores, prefeitos, secretários de estado e lideranças políticas.