João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo autoriza ampliação do abastecimento em Queimadas beneficiando 42 mil habitantes

segunda-feira, 11 de novembro de 2013 - 17:24 - Fotos:  José Marques / Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta segunda-feira (11), a ordem de serviço para a ampliação do sistema de abastecimento d’água na cidade de Queimadas. A obra, que tem recursos do tesouro estadual e Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), corresponde a investimentos na ordem de R$ 6.263.923,56 e vai beneficiar uma população de quase 42 mil habitantes.

Para o governador Ricardo Coutinho, a autorização do sistema de abastecimento na cidade de Queimadas faz parte de um planejamento integrado do Governo da Paraíba, que tem o objetivo de melhorar a vida dos paraibanos sob vários aspectos. “Estamos construindo um momento de convergência, seja através da água, das estradas, escolas, hospitais, ampliação de leitos por todas as regiões. Esse é o mapa de realizações da Paraíba. Hoje, assinamos uma obra que vai garantir a segurança hídrica da população pelos próximos 30 anos. Estamos realizando obras e ações estruturantes, que vão melhorar, significativamente, a vida das pessoas”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia, João Azevedo, a obra está incluída no Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, sob a responsabilidade do Ministério da Integração Nacional, destinado a assegurar a oferta de água, em 2025, a cerca de 12 milhões de habitantes de pequenas, médias e grandes cidades da região semiárida dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O prefeito de Queimadas, Jacó Maciel, parabenizou o Governo do Estado pela obra tão esperada. “Graças a Deus essa obra vai ser uma realidade, o Governo atendeu nosso pedido. A cidade não sofrerá mais a preocupação da falta d’água. Agradecemos pela determinação e atenção do governo por esta obra tão importante”, agradeceu o prefeito.

O secretário João Azevedo falou sobre os dados técnicos da obra, ressaltando o benefício que ela trará para a população no tocante à segurança hídrica. “O sistema terá uma estação elevatória e um reservatório. A rede de distribuição terá dez mil metros, serão 900 mil litros de água, um sistema que vai garantir a segurança hídrica da população por 30 anos”, explicou o secretário.

A solenidade, que aconteceu no Ginásio Assizão, no Centro da cidade, reuniu populares, vereadores, deputados, prefeitos de várias cidades vizinhas, além dos secretários de Estado: Carlos Antônio (Interiorização); Moacir Rodrigues (executivo Interiorização); Adriano Galdino (Gabinete Civil); Manuel Ludgério (Articulação Municipal).

O deputado Doda de Tião também agradeceu ao Governo da Paraíba pela responsabilidade e compromisso com o povo de Queimadas. “O governador teve a sensibilidade em atender as necessidades de Queimadas, que tanto necessita dessa obra. Só temos que agradecer ao governador por mais esta realização”, acrescentou o deputado.

Ainda nesta segunda-feira à tarde, cumprindo agenda administrativa na cidade de Campina Grande, o governador Ricardo Coutinho assina a ordem de serviço para a urbanização do conjunto Mutirão, no bairro Serrotão.