Fale Conosco

29 de março de 2014

Em Sertãozinho: Ricardo autoriza adutora e beneficia 4.600 moradores



adutora de sertaozinho foto frncisco frança305 1 270x202 - Em Sertãozinho: Ricardo autoriza adutora e beneficia 4.600 moradoresUm sonho esperado há 20 anos começa a ser concretizado para a população de Sertãozinho. Neste sábado (29), o governador Ricardo Coutinho e o vice-governador Rômulo Gouveia assinaram a ordem de serviço para início da construção da adutora da cidade, que levará água tratada para 4.600 habitantes do município. O Governo do Estado, por meio da Cagepa, está investindo R$ 500 mil para a construção de 6,6 km de adutoras que possibilitará que a água chegue às residências da população.

adutora de sertaozinho foto frncisco frança312 1 270x202 - Em Sertãozinho: Ricardo autoriza adutora e beneficia 4.600 moradores

O governador Ricardo Coutinho lembrou que a cidade pautou essa demanda desde o primeiro orçamento democrático e que o Governo do Estado inicia as obras, mesmo com as dificuldades financeiras, pois reconhece a necessidade. “Estamos com essa adutora duplicando a capacidade de abastecimento de água, já que o sistema existente em Sertãozinho é antigo e insuficiente para o abastecimento”, explicou.

Ele destacou que somente na área de abastecimento de água na região de Guarabira, o Governo do Estado investiu R$ 16,8 milhões com a conclusão da Estação de Tratamento d’água de Pirpirituba, implantação do sistema de esgotamento e rede coletora, ligações prediais e Estações Elevatórias, ampliação na estação de tratamento de esgotos de Guarabira, e implantação da Adutora Araçagi-Guarabira. Ainda serão iniciadas a implantação, recuperação e ampliação de 11 sistemas de abastecimento de água em comunidades rurais, em Mulungu, Bananeiras, Araruna e Dona Inês e a adutora de Pirpirituba para Belém. “Com o início desta adutora de Sertãozinho, todas as cidades do Brejo terão resolvidos os problemas no abastecimento, com exceção de Pilões, cujo sistema de abastecimento está em estudo”, adiantou Ricardo.

adutora de sertaozinho foto frncisco frança304 1 270x202 - Em Sertãozinho: Ricardo autoriza adutora e beneficia 4.600 moradoresDurante a solenidade, os moradores agradeceram a chegada da adutora. A cerimônia ainda contou com as presenças dos deputados estaduais Tião Gomes e João Gonçalves; da prefeita de Sertãozinho, Márcia Moussinho; da vice-prefeita, Genilsa Paulino; dos prefeitos de Duas Estradas, Edson Gomes; Cuitegi, Guilherme Madruga; de Belém, Edgar Gama; e de Caiçara, Cícero Francisco, além de vice-prefeitos e todos os vereadores de Sertãozinho. O vereador de Sertãozinho, Josenildo Francisco, agradeceu em nome da Câmara Municipal pela adutora que levará água tratada para toda a cidade, principalmente para as áreas mais altas.

A prefeita de Sertãozinho, Márcia Moussinho, afirmou que esse é um momento ímpar em que o povo de Sertãozinho realiza o sonho de uma obra esperada há anos e que vai provocar uma mudança na qualidade de vida de todos. “Não é fácil conviver sem água tratada em sua residência ou no seu comércio, mas acreditamos que esse tempo ficou para trás”, observou a prefeita.

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, informou que a nova adutora sairá do reservatório em Duas Estradas até o reservatório elevado em Sertãozinho. “Existe uma adutora antiga que é insuficiente e por isso estamos construindo outra paralela”, detalhou.

adutora de sertaozinho maria ferreira foto frncisco frança302 1 270x202 - Em Sertãozinho: Ricardo autoriza adutora e beneficia 4.600 moradoresA dona de casa Maria Ferreira da Cruz, de 65 anos, disse que na sua rua não tem água tratada e o jeito é esperar o carro-pipa, uma vez por semana, para armazenar a água para o consumo. “Só quem não tem água tratada em casa sabe como é difícil viver, mas um alento é ver que o início das obras já foi autorizado”, destacou.