João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo autoriza adutora e beneficia mais de 15 mil pessoas em Umbuzeiro

sábado, 8 de junho de 2013 - 10:11 - Fotos:  Secom-PB/Francisco França

O governador Ricardo Coutinho assinou, nessa sexta-feira (7), em Umbuzeiro,  a ordem de serviço para implantação do sistema adutor Natuba-Umbuzeiro, que vai beneficiar uma população de mais de 15 mil pessoas. A obra vai ser executada pela Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia com investimento de R$ 18 milhões.

A população de Umbuzeiro comemorou o início da obra que vai levar água tratada e de qualidade para as casas. Na ocasião, foi feita uma homenagem a dona Natércia Vieira, mãe do governador Ricardo Coutinho, nascida na cidade.

Ricardo disse que é com muita emoção que retorna a cidade para autorizar o início da obra mais importante do município, que vai garantir água tratada e de qualidade para a população das cidades e da zona rural. “Lembro das diversas vezes que minha mãe, quando eu sequer pensava em ser governador, me falava sobre como era a difícil a situação da população de Umbuzeiro devido à falta de água tratada. E eu, que tenho raízes aqui, me orgulho de ser o governador que irá trazer a água para as torneiras dos moradores e oferecer as condições para que a região se desenvolva economicamente”, destacou.

Ele ainda ressaltou outros investimentos do Governo do Estado para garantir o desenvolvimento da Paraíba, a exemplo da adutora de Mamanguape-Araçagi, o sistema de abastecimento do Conde e o saneamento de Jacumã. “Estamos investindo mais de R$ 350 milhões na instalação de 735 km de adutora para garantir a segurança hídrica nas regiões atingidas pela estiagem. Estamos avançando e recuperando o tempo perdido”, completou o governador.

O secretário de Recursos Hídricos, João Azevedo, destacou que a adutora vai ter mais de 47 km e cada uma das 14 comunidades rurais terá um chafariz e uma caixa d´água para atender a região que sofre com problemas de abastecimento. Serão beneficiados os municípios de Natuba, Umbuzeiro, Santa Cecília e as localidades de Matinata, Mata Virgem, Cruz das Almas, Olho D’Água, Tabocas, Fantasia, Antas, Urtiga, Vila Nova, Oratório, Lagoa do Jardim, Pá Virada, Brejo de Dentro e Pedra Branca.

O prefeito de Umbuzeiro, Thiago Pessoa, agradeceu os investimentos e destacou que eles vão proporcionar qualidade de vida, alavancar empregos e desenvolver a agricultura. “Esta obra, além de beneficiar a população dos três municípios, vai garantir água por meio de chafarizes nas comunidades rurais, o que vai acabar com o sofrimento do homem do campo”, observou.

O prefeito de Santa Cecília, Salatiel Lopes, disse que o sistema adutor tem um valor incalculável, pois representa a realização de um sonho nutrido por vários anos. “Água é vida e junto com a estrada que também estamos ganhando é essencial para qualquer município pensar em se desenvolver”, avaliou.

O agricultor Luiz José Silva lembrou que se não fossem os carros pipas que abastecem o município, a população morreria de sede, mas que agora o sofrimento vai acabar. “Vai ser uma maravilha ver a água jorrando em nossas torneiras”, comemorou. A aposentada Paulina Alves, 70 anos, disse que sempre morou em Umbuzeiro e conviveu com a falta d´água. “Na minha rua, chegamos a passar 20 dias seguidos sem água, tendo que esperar o carro pipa e comprar água mineral para beber. Espero que essa situação mude”, reforçou.

Prestigiaram a solenidade, os prefeitos de Natuba, Linzinho Silva; de Aroeiras, Milton Marques; de Riacho de Santo Antônio, Ofila; de Matinhas, Fátima Silva; de Boqueirão, João Paulo; de Gado Bravo, Evandro Araújo; além do deputado federal Efraim Filho e do deputado estadual Doda de Tião, os secretários de Estado Adriano Galdino (Governo) e Manoel Ludgério (Articulação dos Municípios).