João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo assina protocolo para instalação da fábrica Suggar

terça-feira, 12 de novembro de 2013 - 20:30 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho assinou, na tarde desta terça-feira (12), o protocolo de intenção para instalação de uma fábrica da Suggar na Paraíba. Nacionalmente reconhecida no segmento de eletrodomésticos, a unidade paraibana da empresa, sua primeira filial no país, será construída em Pedras de Fogo, município do Litoral Sul paraibano. Os investimentos previstos são de R$ 3 milhões e a projeção da fábrica é de que comece a produzir em até cinco meses.

Durante a assinatura, o governador conheceu a linha de eletrodoméstico que serão produzidos pela Suggar em solo paraibano. Ele avalia que o Grupo Suggar será bem sucedido na Paraíba: “Sejam bem vindos, vocês têm no Governo da Paraíba um grande parceiro e terão um bom retorno aqui no Estado, farão bons negócios”. Ricardo destacou ainda que a Paraíba é referência em qualificação profissional por meio de várias instituições e informou que o Governo constrói no momento seis escolas técnicas para formar jovens em várias áreas.

O governador expressou seu contentamento em contribuir com a instalação da primeira filial da Suggar e destacou o incentivo à iniciativa privada como principal vetor do desenvolvimento econômico da Paraíba. “Estamos mudando a lógica que amarrava a vinda das empresas com benesses do Estado. O Governo passou a atuar como preparador da infraestrutura e regulador da atividade industrial. Essa autonomia garante geração de riquezas e diminui a dependência dos repasses de recursos. Desta forma, promovemos o desenvolvimento social e econômico de forma verdadeira”, comentou Ricardo Coutinho.

A solenidade foi prestigiada pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; pelo secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano; pelo secretário executivo de Indústria e Comércio, Marcos Procópio; além da presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Tatiana Domiciano.

O vice-presidente executivo da Suggar, Leandro Xavier Costa, reiterou a escolha da Paraíba como local estrategicamente privilegiado para a projeção logística da empresa no Nordeste: “Temos um potencial muito grande de consumo na região. Para exemplificar, no Sudeste, a cada 10 fogões, há quatro depuradores de ar nas residências. Aqui no Nordeste, esta relação é de apenas um depurador”, pontuou.

Com atuação no mercado de eletrodomésticos desde 1978, a Suggar chega à Paraíba com a projeção de empregar, já na primeira etapa de instalação, aproximadamente 40 funcionários. Com um nome já consolidado no mercado, e até sinônimo para depuradores de ar em todo Brasil, a companhia projeta um faturamento de R$ 40 milhões para os próximos quatro anos.

“A nossa expectativa é de crescer em 20% nossas vendas. Estamos mais próximos do consumidor do Nordeste, região que mais compra máquinas de lavar roupas” ressaltou o empresário Leandro Xavier.

O secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, destacou que o Governo do Estado tem regras claras e trabalha com competitividade muito grande em relação aos outros estados. “Portanto, estamos sempre buscando ampliar o número de emprego e renda atraindo grandes investimentos e nesse momento estamos concretizando a chegada do grupo Suggar, de renome nacional”, afirmou. A Suggar também vai importar produtos para negociar para o Brasil a partir da Paraíba.

200 mil lavadoras de roupa por ano

Além da localização, a segurança do apoio institucional para instalação da empresa também foi fundamental na decisão da Suggar, segundo palavras do dirigente. A perspectiva da empresa é de iniciar a produção já nos próximos cinco meses. Na conversa com o governador Ricardo Coutinho, Leandro Xavier  revelou que os equipamentos já estão em transporte por navio e “tão logo saia a documentação serão iniciadas as obras e a produção será o mais breve possível”.

A produção inicial da empresa será de 200.000 lavadoras de roupa por ano. E já existe uma articulação feita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PB) para capacitar a mão de obra para trabalhar na empresa.

De acordo com a presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, Tatiana Domiciano, a chegada da Suggar é emblemática para a projeção econômica do Estado. “Além de termos uma localização privilegiada na região Nordeste, este governo tem criado um ambiente de negócios cada vez mais atrativo para grandes empresas que desejam investir na Paraíba”, comentou.