João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo assina ordem de serviço para obras do Parque Linear Parahyba  

segunda-feira, 4 de julho de 2016 - 15:18 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta segunda-feira (4), a ordem de serviço para implantação da primeira etapa do Parque Linear Parahyba, obra de lazer e mobilidade urbana que vai urbanizar as áreas marginais aos dois canais do bairro do Bessa, em João Pessoa. O empreendimento receberá um investimento de mais de R$ 2,9 milhões e será construído em duas etapas. A primeira etapa vai atender ao trecho Leste dos canais, no Jardim Oceania, em duas localidades. A segunda etapa compreende as imediações do Aeroclube, o trecho do canal nas proximidades da BR-230 e uma área no Bessa, no final da Avenida Campos Sales. A solenidade contou com a presença da vice-governadora Lígia Feliciano, além de deputados e auxiliares do Governo.

Na ocasião, o governador plantou mudas de árvores para simbolizar a arborização do Parque Linear Parahyba. Ele lembrou que esse projeto foi criado em 2010 por meio de decreto quando ele ainda era prefeito de João Pessoa. “Fui o prefeito que criou a lei para este parque e seis anos depois, agora como governador, venho dar o pontapé inicial para a concretização deste sonho. Não estamos fazendo apenas uma obra, estamos levando qualidade de vida e saúde aos moradores do Bessa, bairro onde já pavimentamos várias ruas. Este parque é importante, não só pelos equipamentos, mas porque une as pessoas. E este não é único que estamos construindo, vamos entregar, em breve, o Parque Bodocongó, em Campina Grande, que também trará inúmeros benefícios à população”, ressaltou.

Ricardo também enfatizou a importância do engajamento da sociedade na conservação e preservação ambiental daquela área. “Esta obra será feita com qualidade e agilidade. Quero voltar aqui o quanto antes para inaugurar o parque. A última etapa desse projeto compreende a vegetação e gostaria muito que cada morador plantasse uma árvore e cuidasse dela, porque o Parque Parahyba tem que ser adotado pela população. Vocês que devem preservar o parque para tê-lo sempre à disposição”, aconselhou.

O projeto do Parque Linear Parahyba inclui calçadas de contorno em todo seu perímetro, áreas para implantação de playground e academias ao ar livre, bancos, ciclovia, estacionamentos, iluminação, sinalização vertical/horizontal, além de campos e quadras de areia.

Para a diretora-superintendente da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, a obra vai mudar o cotidiano dos moradores do Bessa. “O parque possui 150 mil metros quadrados, as obras inclusive já foram iniciadas e devem ser concluídas em menos de um ano. O ambiente vai proporcionar lazer com qualidade e acessibilidade para quem mora nesta região. São quase R$ 3 milhões investidos na transformação deste espaço. Os benefícios serão imensos para o povo”, falou.

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, expressou a satisfação por estar envolvido, desde o começo, na implantação do Parque Linear Parahyba. “Assim que abraçamos esta ação, conversamos com os moradores do Bessa, ouvimos as opiniões e sugestões e conseguimos elaborar um projeto em um curto período de tempo. Este projeto traz o que o povo precisa: espaço para caminhadas, ciclovia para quem gosta de pedalar, áreas de convivência e muito mais. Estou feliz por fazer parte desta obra tão significativa para a população”, disse.

“Com a execução desta importante obra, o poder público mostra que está se antecipando na busca da preservação do meio ambiente na área dos canais do Bessa. Estamos promovendo a conectividade social entre o povo e o espaço ambiental que o redeia”, frisou o secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena.

O presidente do Comitê Parque Parahyba, Dema Macedo, comemorou a assinatura da ordem de serviço e agradeceu o compromisso do Governo do Estado com os moradores do Bessa. “Esse é um dia histórico para o povo que vê uma demanda antiga sendo atendida. Estamos felizes com o começo da realização desse projeto e temos a certeza que o parque trará grandes melhorias para a vida dos moradores. Agradeço ao governador e todos que ajudaram para que esta obra saísse do papel”, falou.

A professora Maria Ivonilde não conteve a alegria ao ver que as obras do parque começaram. “Moro aqui há cerca de três anos e me preocupo com a preservação da fauna e da flora nesta área. Inclusive eu e alguns vizinhos já plantamos várias árvores nessa região para manter o verde e os animais silvestres. O parque é um grande passo na preservação ambiental”, comemorou.

“Quando vi o desenho do projeto achei muito bonito. Acredito que o Parque Parahyba vai dar uma nova vida a esta área. Além de trazer opções de lazer para quem mora no Bessa, ele ainda é ecologicamente correto”, observou a dona de casa Rogéria Santos.