João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo assina ordem de serviço da Adutora de Caraúbas e inspeciona obras da PB-186 em São Domingos do Cariri

sexta-feira, 24 de novembro de 2017 - 16:40 - Fotos:  Alberi Pontes/Secom Pb

 

O governador Ricardo Coutinho assinou, nesta sexta-feira (24), a ordem de serviço autorizando a construção da Adutora de Caraúbas que vai garantir abastecimento de água sem intermitência para os moradores da cidade. A obra está orçada em R$ 894 mil. Durante a manhã, o chefe do Executivo Estadual também inspecionou as obras da PB-186, no trecho que liga São Domingos do Cariri a Caraúbas, beneficiando quase 7 mil habitantes destes municípios. Prefeitos da região, deputados federais, estaduais, vereadores e auxiliares do Governo estiveram presentes.

Em seu pronunciamento, Ricardo Coutinho ressaltou a importância da água e das estradas para o desenvolvimento do Cariri e outras regiões paraibanas. “Estou muito feliz em voltar a Caraúbas para assinar essa ordem de serviço para a adutora que vai abastecer a cidade. Água e estradas são importantíssimas para a dignidade da população. Já implantamos 1.400 km de adutoras pelo Estado, porque junto com a água vem o desenvolvimento das regiões”, observou o governador.

“Uma nova Paraíba é criada a cada momento importante como este que vivenciamos aqui em Caraúbas. Com responsabilidade é possível fazer grandes obras, porque o dinheiro público tem que retornar ao povo em forma de ações. A obra vai trazer as águas do Rio São Francisco para a população do município. Água é vida e perspectiva de desenvolvimento”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo.

O sistema adutor de Caraúbas compreende a captação em Poço Amazona, através de bomba submersa, com vazão de 30,0 metros cúbicos por hora;Adutora em tubo PVC, defofo, com diâmetro de 100 mm e extensão de 1500 metros, além de melhorias no sistema existente.

O sentimento de gratidão pela obra que se inicia foi expressado pelo prefeito de Caraúbas, José Silvano, conhecido como Silvano Dudu. “Esse é um dia de muita alegria, porque com essa adutora teremos abastecimento constante de água. Temos muito a agradecer ao governador pela adutora, pela estrada e tudo que está sendo realizado no Cariri”, disse.

“O Cariri está cheio de obras essenciais realizadas por este Governo, a exemplo de adutoras e estradas. Essas ações transformam o cotidiano dos paraibanos e contribuem para o desenvolvimento do Estado”, avaliou o deputado federal, Veneziano Vital do Rêgo.

A agricultora Ozinete Teixeira relatou que a falta de água dificulta o cultivo e também as atividades diárias e agradeceu pela chegada da obra. “Precisamos de água para melhorar a vida nesta região. Com água nas torneiras tudo fica melhor. Agradeço a Ricardo Coutinho e todos que projetaram a chegada das águas em Caraúbas”, falou.

A PB-186 – Estão sendo investidos R$ 16,5 milhões na pavimentação do trecho de 13 km que liga São Domingos do Cariri a Caraúbas. A rodovia está passando por serviços como terraplenagem em cortes e aterros, pavimentação asfáltica, duas pontes em concreto estrutural premoldado, bueiros, drenagem profunda e superficial, cercas, gramagem de taludes, sinalização horizontal e vertical.

“Quando assumimos 54 cidades estavam isoladas, hoje não resta mais nenhuma sem ligação através do asfalto. Quero no próximo ano, percorrer os 202 km do Anel do Cariri celebrando todas as estradas que fizemos e mudaram a cara da região”, falou o governador Ricardo Coutinho.