Fale Conosco

14 de outubro de 2011

Ricardo assina convênios de formação e empossa gerentes



Para marcar o Dia do Professor, que acontece neste sábado (15), o governador Ricardo Coutinho assina, às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Redenção, quatro convênios com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na mesma solenidade, ele empossa os gerentes regionais de educação, nomeados na manhã desta sexta-feira (14). Os convênios visam à melhoria da educação por meio de programas que combatam ao analfabetismo e formem professores. Também serão criados o Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IdePB) e o Sistema Integrado de Informações e Serviços (Siis).

Formação continuada – A UEPB já iniciará no dia 29 deste mês a primeira etapa da formação continuada de professores, para aproximadamente 13 mil professores efetivos e prestadores de serviço da rede estadual de ensino. A formação será realizada em escolas pólos dos 12 municípios sedes das Gerências Regionais de Educação, para que o treinamento desses docentes ocorra o mais próximo possível da realidade de suas escolas. Os participantes obterão a certificação de curso da UEPB (desde que cumpram o mínimo de 80% de freqüência).

Com período de realização de 29 deste mês a 17 de dezembro, a formação ocorrerá em etapas e, no decorrer do processo, será oferecido um curso de especialização lato sensu, que possibilite ao professor uma ascensão verticalizada.

Alfabetização de adultos – O segundo convênio a ser assinado é para aplicação do projeto “Ler, Entender e Fazer”, que trata da alfabetização de jovens, adultos e idosos. Para isso, a UEPB aprovou resolução que regula a atuação dos universitários na alfabetização de jovens e adultos no Estado. A resolução foi aprovada no dia 26 de julho passado, em reunião ordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), e está em vigor desde o mês de agosto.

A UEPB criou o componente curricular “Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Letramento”, de caráter obrigatório, para os cursos de Licenciatura. O componente está sendo ministrado em duas etapas obrigatórias durante o antepenúltimo e o penúltimo períodos letivos dos cursos. A partir desta iniciativa inédita no Brasil, nove mil alunos de licenciatura da instituição estão participando de maneira obrigatória e outros nove mil dos cursos de bacharelado, de forma compulsória, totalizando 18 mil universitários envolvidos no processo.

A ação objetiva favorecer o conhecimento e a inserção no mundo do trabalho. A meta do Governo do Estado é alfabetizar, até 2014, 25% de jovens adultos e idosos, com base nos dados do Censo Escolar 2010.

Sistema de avaliação – Outro convênio a ser assinado prevê a instituição do Sistema de Avaliação Educacional da Paraíba e as Metas para a Educação Básica. O objetivo é melhorar os indicadores educacionais e sociais, sobretudo o Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IdePB). O Governo do Estado tem como meta avaliar o rendimento escolar de 2011 por meio da aplicação de provas objetivas, no mês de novembro, para 67.362 estudantes da 5ª e 9ª séries e do 3º ano do Ensino Médio, nas 1.036 escolas da rede pública estadual.

Informação integrada – O quarto convênio que será assinado pelo governador com a UEPB prevê a instalação do Sistema Integrado de Informações e Serviços da Secretaria de Estado da Educação (Siis). No formato online, servirá para implantação nas Gerências Regionais de Educação, a partir de abril de 2012. O convênio prevê a transferência de tecnologia da UEPB e a adaptação com a realidade da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

O Siis será implantado para informações de ordem administrativa entre as gerências executivas, as gerências regionais e as escolas da rede estadual. Os serviços contarão com cadastros de alunos, número de turmas, notas dos alunos, número de matrículas, freqüência escolar, situação das escolas no que se refere à infraestrutura, mobiliário, equipamentos, número de laboratórios, número de professores, programas desenvolvidos pelas gerências, entre outras informações que estarão acessíveis para a Secretaria da Educação.

Nesse caso, os técnicos da UEPB vão treinar técnicos da SEE e das escolas que vão atualizar as informações do sistema diariamente. O cadastro tem o objetivo também de facilitar a coleta de dados para o Censo Escolar. Os projetos fazem parte do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”, lançado pelo Governo do Estado no dia 22 de agosto passado.

Gerentes regionais – O Diário Oficial do Estado (DOE) na edição desta sexta-feira (14) publicou a relação com os nomes dos novos gerentes regionais de Educação. Eles foram selecionados a partir de lista tríplice divulgada no DOE do domingo (9), elaborada por meio de Processo Seletivo Simplificado, realizado em cinco etapas. A posse dos gerentes das 14 GREs também ocorrerá neste sábado (15), como parte da solenidade alusiva ao Dia do Professor. Na ocasião, será homenageada a diretora da Escola Estadual Aroldo Cruz Filho, da cidade de Campina Grande, Inauzuir Diniz de França, de 78 anos, por ser a mais antiga professora da rede estadual em atividade.

Vão tomar posse na função de gerente os classificados para a 1ª GRE, com sede em João Pessoa, Wleica Honorato Aragão Quirino; para a 2ª GRE, com sede em Guarabira, João Francisco Bezerra; para a 3ª GRE, com sede em Campina Grande, Sandra de Fátima Santos Ferreira de Andrade; para a 4ª GRE, com sede em Cuité, Maria de Fátima Fialho Freire Freitas; para a 5ª GRE, sediada em Monteiro, Maurismar Feitosa Chaves; para a 6ª GRE, com sede em Patos, Kácio Rogério de Araújo; para a 7ª GRE, sediada em Itaporanga, Josias Tolentino; para a 8ª GRE, com sede em Catolé do Rocha, Maria Antonia Neta; e para a 9ª GRE, com sede em Cajazeiras Maria do Socorro Delfino Pereira.

A relação trouxe também os nomes dos novos gerentes da 10ª GRE, em Sousa, Maria do Socorro Antunes Pereira; para a 11ª GRE, em Princesa Isabel Marta Maria dos Santos; para a 12ª GRE, em Itabaiana, Maria Auxiliadora Cavalcante Lacerda de Oliveira; e para as duas regionais recém criadas foram nomeados: Ione dos Santos Severo Formiga, para a 13ª GRE, com sede em Pombal, e Elaine Cristina Santos Pereira da Silva, como gerente da 14ª GRE, que vai funcionar em Mamanguape.