João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo assina convênio e hospital realiza primeira cirurgia cardíaca infantil

segunda-feira, 17 de outubro de 2011 - 15:53 - Fotos: 

Governador assina convênio no Palácio da Redenção. Foto: José Marques/Secom-PB

O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, realizou, na manhã desta segunda-feira (17), a primeira cirurgia cardíaca infantil dentro do convênio assinado entre o Governo da Paraíba e a Associação Círculo do Coração de Pernambuco. A solenidade de assinatura do convênio aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Redenção e contou com a presença do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, e do secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza.

Durante a solenidade, Ricardo destacou a importância e a potencialização desse serviço, que prioriza as crianças com problemas cardíacos. “Precisamos, em um curto espaço de tempo, melhorar os serviços e capacitar os profissionais para oferecer assistência de qualidade à população, desde o atendimento ambulatorial até a alta complexidade. Esse é o compromisso que o Governo do Estado tem com o povo paraibano, mas para isso é necessário estruturar os serviços em rede e contar com o apoio de todos os técnicos de saúde”, disse.

De acordo com o governador, será feito um investimento de R$ 3.327.633,12 no projeto, durante um período de dois anos. Segundo ele, o convênio vai ampliar e melhorar a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos voltados para a cardiologia congênita infantil, além de desenvolver pesquisas científicas e qualificar profissionais da rede de saúde cardiológica infantil. Conforme dados da SES, de um total de cerca de 90 mil crianças que nascem por ano na Paraíba, aproximadamente 900 apresentam problemas cardíacos.

O Arlinda Marques será o hospital de referência para a realização desse tipo de cirurgia, mas outras 12 maternidades do Estado serão favorecidas, nas cidades de João Pessoa, Picuí, Monteiro, Esperança, Itaporanga, Guarabira, Campina Grande, Sousa, Patos e Cajazeiras.

Governador durante seu discurso no Palácio. Foto: José Marques/Secom- PB

Também participaram da solenidade no Palácio da Redenção o secretário de Governo do Estado, Lindolfo Pires; a secretária de Saúde de João Pessoa e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Roseana Meira; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Eduardo Cunha; deputado Hervásio Bezerra (PSDB); e a presidente da Associação do Círculo do Coração de Pernambuco, Sandra Matos.

Credenciamento – Para o secretário Waldson Souza, o Governo do Estado vai ampliar a qualidade do acesso à saúde para aqueles que mais precisam do serviço, utilizando equipamentos de ponta, oferecendo conhecimento científico na área e melhorando a infraestrutura do hospital Arlinda Marques, por meio de reforma e ampliação. O intuito é obter o credenciamento dessa unidade hospitalar para a alta complexidade em cirurgia cardíaca, neurocirurgia e ortopedia infantil.

Segundo a diretora do complexo, Ana Márcia, com o convênio será possível identificar se uma criança tem problema cardíaco congênito ainda dentro da barriga da mãe, o que significa um grande avanço. Ela disse ainda que será desenvolvida uma rede de telemedicina, para ser utilizada na qualificação profissional e consultoria online, abrangendo a assistência em neonatologia e a cardiologia infantil. “Nos próximos três meses, serão organizadas vídeo aulas, três vezes por semana, para a qualificação profissional e a consultoria clínica”, disse.

A telemedicina utiliza a internet para a realização de consultoria à distância entre profissionais de saúde. Os profissionais podem tirar dúvidas e trocar experiências, além de compartilhar exames e dados do paciente durante o intercâmbio.