João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo anuncia investimentos de U$ 50 milhões em parceria com Governo Federal

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011 - 14:02 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho convocou autoridades de todas as esferas (estadual, municipal e federal), bem como a sociedade civil organizada, para fazer parte do combate à erradicação da pobreza na Paraíba. O governador apontou alguns caminhos, como investimentos na agricultura familiar, que “incorpora o cidadão às condições mínimas de desenvolvimento com inclusão social” e sinalizou uma parceria com o Governo Federal, que pode render investimentos de U$ 50 milhões, através do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (28), durante o Encontro dos Territórios Rurais, quando o governador fez a entrega de 10 automóveis para os Fóruns de Desenvolvimento Territorial, no auditório da Cinep, em João Pessoa. A solenidade contou com a participação dos beneficiados pelo programa Territórios da Cidadania, além de lideranças sindicais, ONGs, órgãos federais e estaduais, além de representantes do legislativo municipal, estadual e federal.

Segundo Ricardo Coutinho, a notícia dos investimentos será apresentada formalmente pela presidenta Dilma Russef, dentro das políticas de combate à Pobreza. “Já estamos negociando novos empréstimos, além dos R$ 20 milhões do Cooperar. Nosso foco de intervenção, à priori, será nas regiões do Cariri e do Seridó. Nossa articulação é para que programas como o Empreender, Cooperar e os realizados pelo FIDA, possam dialogar uns com os outros e juntos, promover a erradicação à pobreza”, frisou Coutinho.

Inclusão social – Segundo o governador do Estado, é preciso valorizar a Agricultura Familiar, expandir os pólos de produção e apoiar as atividades dos agentes de desenvolvimento rural sustentável na Paraíba, promovendo o crédito e formalizando parcerias com o Estado. “Nossa intenção é promover inclusão social, com o auxílio das linhas de crédito. Agricultura Familiar não significa pobreza e pouca produção. Para isso, o Empreender Paraíba já está em vigor e fornece crédito não só para agricultores, como também para piscicultores e mineradores”, completou.

Política de Desenvolvimento Rural – Para o secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial, José Humberto Oliveira, a parceria do Governo do Estado favorece os no desenvolvimento rural sustentável da Paraíba. De acordo com Humberto Oliveira, Ricardo Coutinho tem apresentado uma Política de Desenvolvimento Rural eficiente, dentro do seu projeto de apoio à Agricultura Familiar. “Este evento serve como palco para o debate. Nossa intenção é sensibilizar e mobilizar amplos segmentos da sociedade para a construção de um novo marco legal para o desenvolvimento do Brasil Rural”, sinalizou.