João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo anuncia engajamento da Paraíba no Fórum União pelo Nordeste

quinta-feira, 9 de abril de 2015 - 19:27 - Fotos: 

A iniciativa do governador Ricardo Coutinho em promover o Encontro dos Governadores Eleitos do Nordeste, em dezembro do ano passado, inspirou um grupo de deputados estaduais de Pernambuco a idealizar o “Fórum União pelo Nordeste”. No final da tarde desta quinta-feira (9) os coordenadores do movimento foram recebidos pelo governador paraibano no Palácio da Redenção, em João Pessoa. Convidado, ele anunciou que a partir de agora está engajado no movimento e que participará do debate que acontecerá em julho no Recife, com governadores e bancadas de parlamentares dos estados nordestinos.

Ricardo Coutinho destacou que é necessário que haja um sentimento de “nordestinidade”. E ressaltou: “De nossa parte, temos a total concordância de que é preciso que se crie algo muito maior que obras, uma coisa chamada de sentimento de nordestinidade. Se temos uma região com características idênticas como o semiárido tem, é possível se construir uma voz uníssona”.

O deputado pernambucano Rodrigo Novais avaliou que os contatos na Paraíba também refletiram o entusiasmo encontrado nos outros estados já visitados e destacou o apoio declarado do governador Ricardo Coutinho, e dos deputados estaduais. “O governador Ricardo já colocou sua disposição de participar do fórum que será em julho no Recife e considero muito importante a disposição do governador da Paraíba em apoiar nosso movimento. Saímos daqui mais fortalecidos, mais animados para dar sequência a essa agenda de visitas nos estados”, disse.

Novais destacou ainda a liderança do governante paraibano: “Pela liderança do governador Ricardo a gente sai daqui satisfeito, tendo a plena convicção de que contaremos também com o apoio de toda a sociedade paraibana. A agenda que tem feito os governadores do Nordeste nos inspirou a esse movimento porque entendemos que não é uma questão apenas de governadores, mas de toda a sociedade”.

O deputado Miguel Coelho explicou que o Movimento União pelo Nordeste, com o lema ‘A gente tem sede de soluções’, objetiva a união da classe política e a sociedade civil em torno do planejamento estratégico para a região nordestina, em especial o semiárido. “Nós queremos desenvolvimento sustentável, mas não podemos falar no desenvolvimento industrial, do comércio, da agricultura, se não tiver água para viver, água para os animais. Nós queremos garantir a segurança hídrica da região semiárida nordestina e o governador Ricardo Coutinho de imediato se declarou favorável ao movimento e colocou todo o governo para ajudar o fórum”, observou.  O parlamentar afirmou ainda que na Assembleia Legislativa da Paraíba, o presidente Adriano Galdino e os demais deputados também participarão do fórum.

Ainda integrou a comitiva parlamentar pernambucana o deputado Claudiano Martins, além

dos secretários Efraim Morais, de Estado do Governo, e João Azevedo, da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, e o chefe de gabinete do governador, Fábio Maia.

O secretário Efraim Morais ressaltou que a iniciativa do fórum tem sua importância e com certeza terá o apoio das bancadas estaduais e dos governadores da região. “Não terá nenhum sentido partidário, mas sim buscar soluções para o Nordeste”, disse.

O Fórum União pelo Nordeste foi idealizado na Assembleia Legislativa de Pernambuco e já tem participação de deputados de Alagoas, Bahia e Paraíba. Em julho, o encontro em Recife produzirá, junto com os governadores, uma pauta para ser entregue ao Governo federal cobrando mais recursos e celeridade nas obras estruturantes para a região.