João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo antecipa fim do racionamento em Campina Grande para sexta-feira

segunda-feira, 21 de agosto de 2017 - 13:51 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho antecipou o fim do racionamento em Campina Grande e região para esta sexta-feira (25). A nova data para a suspensão do racionamento foi anunciada, na manhã desta segunda-feira (21), em uma coletiva na Gerência Regional da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), em Campina Grande, local de onde é possível ter acesso a diversas informações sobre a situação do Açude Boqueirão. O chefe do Executivo Estadual ainda garantiu que a ação está sendo feita de forma responsável e segura e tranquilizou a população sobre a continuidade do abastecimento de água.

“Indiscutivelmente está comprovada a capacidade de tirarmos Campina Grande e região do racionamento. As condições são adequadas para que a suspensão ocorra e só tomamos esta decisão quando a barragem atingiu o volume de 8,2% da capacidade, saindo, assim, do chamado volume morto. Essa gestão tem responsabilidade, compromisso e estamos aqui trazendo a única verdade em meio a tantos comentários. O fim do racionamento é algo comprovado de forma técnica e matemática, não há dúvidas de que é possível que aconteça e é, por isso, que quero dizer a todos que o racionamento de água nesta região será suspenso um dia antes do previsto, sendo agora no dia 25, próxima sexta-feira, para a felicidade da população”, assegurou Ricardo Coutinho.

O governador ainda tranquilizou a população e garantiu que o abastecimento de água será mantido com qualidade e segurança. “Sei que muitos estão comentando que a suspensão do racionamento vai acabar com a água de Boqueirão. Eu posso dizer hoje a vocês que, mesmo se o Rio São Francisco secasse, neste momento, ainda teríamos água em Boqueirão para abastecer a população por cerca de 303 dias, ou seja, mesmo com a possibilidade mais remota, Campina Grande ainda teria abastecimento por um bom tempo sem racionamento. Então confiem neste Governo e no trabalho dessa gestão”, asseverou.

Ricardo Coutinho ainda afirmou que uma campanha educativa será feita para estimular o uso racional da água em Campina Grande e região. “Precisamos ter responsabilidade com a utilização desse bem tão precioso que é a água. O racionamento vai acabar na próxima sexta-feira, mas o cuidado com a água tem que ser constante”, alertou.

O secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevêdo, lembrou que no dia 8 deste mês havia anunciado que o abastecimento de água em Campina Grande e adjacências seria normalizado a partir do dia 26 de agosto, mas foi possível a antecipação da data. “Fizemos um trabalho de gestão complexo para que pudéssemos chegar ao fim do racionamento, antes previsto para o dia 26, mas antecipado de forma prudente pelo governador para o dia 25. Os critérios para esta decisão foram absolutamente técnicos e seguros. Hoje Boqueirão já chegou a 8,3% da capacidade, significando, dessa forma, que a suspensão do racionamento pode ocorrer com responsabilidade. Isso é um grande marco para a região”, afirmou.

O fim do racionamento vai beneficiar mais de 700 mil pessoas dos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Pocinhos, Queimadas, Barra de Santana, Caturité, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, São Vicente do Seridó, além dos distritos de Seridó, Galante e São José da Mata.

Também estiveram presentes na coletiva a vice-governadora Lígia Feliciano, o presidente da Cagepa, Hélio Cunha Lima, o secretário de Comunicação Institucional, Luís Torres, o secretário executivo de Planejamento, Fábio Maia, além de outros auxiliares do Governo, deputados estaduais, empresários e lideranças da região.