Fale Conosco

16 de setembro de 2017

Ricardo abre Semana Nacional de Trânsito nesta segunda-feira em João Pessoa



Comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito será aberta na Paraíba nesta segunda-feira, às 9h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, durante solenidade presidida pelo governador Ricardo Coutinho, pelo secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e pelo superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Agamenon Vieira.

Com uma vasta programação, o evento coordenado pelo Detran da Paraíba tem o objetivo de conscientizar o cidadão sobre sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano, que buscam tornar as vias e rodovias públicas mais seguras e humanas. Por isso o tema “Nós somos o trânsito”, com o propósito de envolver todos os atores da sociedade, engajados na luta pela diminuição dos índices alarmantes de mortes e sequelados no trânsito da Paraíba e do Brasil.

Segundo o superintendente do Detran, Agamenon Vieira, a união de todos é que vai determinar a vitória dessa luta, inclusive no sentido de estancar o número de vítimas, bem como a sangria aos cofres públicos com atendimentos emergenciais que poderiam ser evitados.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que envolvem desde a desatenção até o desrespeito à legislação por parte dos condutores. De acordo com esses dados, os exemplos mais comuns são excesso de velocidade, uso do celular ao volante, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir ou até mesmo o cansaço.

Somente na Paraíba, no período compreendido entre 2014 e 2016, foram mais de 3.000 óbitos por acidentes de trânsito. Em 2017, mais de 4.600 motociclistas se acidentaram e quase 600 pedestres foram atropelados, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

Programação – De acordo com a programação, a abertura será marcada pela apresentação do Grupo de Danças Folclóricas do Sesc, seguida de esquete teatral sobre o trânsito, encenada pela “Arretado Produções Artísticas”, e palestra sobre o tema específico da Semana Nacional de Trânsito (SNT).

A palestra será proferida pelo presidente da Associação Nacional dos Detrans, Antônio Carlos Gouveia, sobre o tema “Nós somos o trânsito”, com a finalidade de alertar a população sobre a responsabilidade de cada um, no sentido de diminuir esses números alarmantes de mortes e feridos nas vias e rodovias do país.

Dentro da programação, na última segunda-feira (11) foi lançado o jogo digital “Desafio Superprático Detran”, cujo aplicativo pode ser baixado gratuitamente, na plataforma mobile. O campeonato seguirá até a zero hora do dia 20 de setembro e a divulgação dos cinco primeiros vencedores será feita no dia seguinte. As premiações (1 notebook e 4 smartphones) serão entregues no dia 25, durante o encerramento da SNT, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.

A Semana Nacional de Trânsito se estenderá às principais cidades do interior do Estado, a exemplo de Santa Rita (dia 19, às 10h), onde será realizada uma audiência pública sob a coordenação de Adones Júnior, chefe do Posto do Detran naquele município, em parceria com Luiz Carlos André, da Ong ETEV (Educar para o Trânsito, Educar para a Vida). No dia seguinte (20, às 10h) será a vez da audiência pública no município de Patos, sob a coordenação do diretor de Engenharia do Detran-PB, Maurício Alves, seguida de distribuição de cartilhas e palestra proferida pela chefe da Escola Pública de Trânsito (EPTran), Poliana Figueiredo, às 15h.

A programação da SNT chegará a Cajazeiras no dia 21, no mesmo horário, com audiência pública sob a coordenação da Diretoria de Engenharia e palestra da chefe da Divisão de Educação de Trânsito (DET), Abimadabe Vieira, às 15h, além de distribuição de cartilhas sobre o tema. O município de Sousa será contemplado no dia 22, também às 10h, sob a responsabilidade do diretor Maurício Alves e palestra da chefe da EPTran, também à tarde.

O encerramento da Semana Nacional de Trânsito está programado para as 9h do dia 25 de setembro, na Fiep, onde haverá uma exposição de trabalhos sobre Educação para o Trânsito, produzida pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), panfletagem e mesa de encerramento com entrega das premiações aos vencedores do jogo digital “Desafio Superprático Detran”, além de apresentação cultural do Grupo Musical Sivuquiando, daquela universidade.