João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo abre programação da Paraíba Agronegócios 2015

segunda-feira, 21 de setembro de 2015 - 09:35 - Fotos:  Francisco França

O governador Ricardo Coutinho abriu, nesse domingo (20), a 48ª Feira Agropecuária da Paraíba, a Paraíba Agronegócios 2015. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e acontece até o próximo dia 27, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

“A Feira volta a acontecer depois que o Estado conquistou o certificado internacional de área livre de aftosa e pode se tornar um celeiro de grãos em razão da área de influência do canal das vertentes”, comentou o governador Ricardo Coutinho.

Após prestigiar o desfile de bovinos, caprinos e ovinos com animais da Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte, ele afirmou que, com o retorno da Feira, uma parcela importante da economia do Estado retomou a logística de pontos de negócios em um trabalho de resgate no setor agropecuário, que une órgãos como Emater, Emepa, Empasa e Interpa através de uma política de desenvolvimento agropecuário com a participação de todo setor produtivo da Paraíba.

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, ressaltou que o reconhecimento da Paraíba como zona livre de aftosa abriu a oportunidade para a realização do evento. “Vamos apresentar para o Brasil uma das melhores genéticas animais e não tenho dúvidas que iremos impulsionar o agronegócio”, avaliou.

A Feira é realizada em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB). O objetivo é promover a realização de negócios para o setor agropecuário, comercialização de animais, máquinas e feno, além de apresentar novas tecnologias para os produtores rurais.

O presidente da Faepa, Mário Borba, afirmou que o evento é uma grande conquista. “O agronegócio comprovou ser um dos principais vetores de desenvolvimento para o país e a Paraíba não poderia ficar de fora. A agropecuária vem alavancando a economia e por isso precisamos mostrar aos produtores rurais, empresários, instituições financeiras, iniciativa privada e órgãos o quanto o setor é importante”, disse Mário Borba.

A 48ª Feira Paraíba Agronegócios conta com praça de alimentação e shows com atrações musicais, participação do Kennel Clube da Paraíba, com exposição de diversas raças caninas, demonstração e campeonato de agility – esporte no qual o cão precisa superar obstáculos, e campeonato nacional de cavalos da raça Mangalarga Marchador.

Os visitantes podem conferir e adquirir animais de raças selecionadas como gado Nelore, Sindi, Guzerá, Gir, Girolando e Holandês. Entre os equinos, o destaque é para a raça Mangalarga Marchador. Entre os caprinos e ovinos estão em exposição raças como Dorper, White Dorper, Santa Inês, Boer, Anglo Nubiana, Toggenburg, Alpina, Saanen e Savana.