João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo abre IV Simpósio Internacional da Rede de Cardiologia Pediátrica

sábado, 17 de outubro de 2015 - 13:56 - Fotos:  Ricardo Puppe

O governador Ricardo Coutinho abriu oficialmente, na noite dessa sexta-feira (16), o IV Simpósio Internacional da Rede de Cardiologia Pediátrica, no auditório do Fórum Cível Desembargador Mário Moacyr Porto, em João Pessoa. Na ocasião, ele recebeu uma homenagem de crianças que foram pacientes da ‘Caravana do Coração’.  A abertura solene teve início com a apresentação das crianças do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima).

Também participaram da solenidade a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, a secretária executiva de Saúde do Estado, Maura Sobreira, a cardiologista e presidente do Círculo do Coração, Sandra Mattos, a deputada estadual Estela Bezerra e o cardiologista Mário Toscano.

Ao abrir o simpósio, o governador Ricardo Coutinho lembrou que um dos pontos mais importantes do projeto Caravana do Coração é a humanização. “Tivemos uma felicidade muito grande de caminharmos ao lado do Círculo do Coração. Isso nos dá uma confiança grande, pois uma coisa é você fazer, e outra é querer fazer, e essa equipe é assim, trabalha sentindo que aquilo ali é muito mais que uma simples estatística, é uma vida, uma família, isso é muito maior”, enfatizou.

Ricardo destacou ainda que o atendimento às crianças na Caravana do Coração tem produzido resultados exitosos. “A qualidade no atendimento, a humanização, isso faz uma diferença muito grande e é uma das marcas do projeto. Antes a Paraíba tinha indicadores das principais doenças cardíacas idênticos aos da África, que não tem nenhum programa nesse sentindo. Hoje nossos indicadores estão iguais aos níveis europeus, isso representa um salto enorme para o estado”, observou.

A secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, ressaltou o avanço alcançado pela Paraíba na cardiologia. “Tenho um sentimento de gratidão por poder estar vivenciando algo que pode ser exemplo num momento tão difícil que o país enfrenta. Os esforços que foram feitos para que hoje nós atingíssemos a meta de bem mais de 100 mil crianças atendidas com esse programa é um esforço coletivo. O que nós temos hoje, há alguns anos nem sequer sonhávamos. E hoje a Paraíba continua na luta e trabalho para melhor servir”, frisou.

“A nossa ideia é implantar a rede na Paraíba, e vamos continuar trabalhando para transferir toda a tecnologia da rede para este estado, assim continuaremos aqui como parceiros nesse belíssimo trabalho”, anunciou a cardiologista e presidente do Círculo do Coração, Sandra Mattos, que fez uma breve apresentação do projeto, que completa quatro anos neste sábado (17), com mais de 100 mil atendimentos realizados em todo estado, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Organização Não Governamental Círculo do Coração.

Em quatro anos foram diagnosticadas aproximadamente, 2.000 crianças com doenças cardíacas. Dessas, 438 foram submetidas à cirurgia e as demais a tratamento clínico. Em 2013 o projeto deu um passo importante e ampliou o atendimento, com a criação da “Caravana do Coração”, com equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários), percorrendo várias cidades do interior da Paraíba, levando atendimento; realização de exames, a exemplo de ecocardiograma e oximetria; arte-cultura e a capacitação dos profissionais de saúde por onde a Caravana passa.

“O Simpósio é um momento de prestação de contas para a sociedade de todo este trabalho e também de discutir novas ideias para a continuação e ampliação do projeto. É ainda um momento de confraternização da equipe que tanto se empenha e que trabalha com o coração”, avaliou Sandra Mattos.

Seguindo com a programação do simpósio, na manhã deste sábado (17) houve um momento interativo sobre cirurgia cardíaca pediátrica. O evento será encerrado à tarde, com o planejamento das metas para a construção da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba.