João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo abre Congresso Nordestino de Apicultura e Feira da Cadeia Apícola

quinta-feira, 21 de novembro de 2013 - 09:47 - Fotos:  Cláudio Góes/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho abriu, na noite dessa quarta-feira (20), no Centro de Convenções Raimundo Asfora, em Campina Grande, o III Congresso Nordestino de Apicultura e Meliponicultura e a III Feira da Cadeia Apícola.

O evento reúne, até esta sexta-feira (22), mais de 800 participantes, entre apicultores, estudiosos, associações de classe e instituições de ensino superior com programação diversificada que conta com palestras, painel temático, clínica tecnológica, oficinas e feira.

Ricardo destacou a importância do Congresso e os investimentos de R$ 4,5 milhões no setor, por meio do Projeto Cooperar e do Empreender-PB. “A apicultura é uma atividade economicamente viável e não tem contraindicação”, observou o governador.

Segundo o presidente da União Nordestina de Apicultura e Meliponicultura (Unamel), José Xavier, mesmo com as dificuldades encontradas no Semiárido nordestino, a produção de mel conta com 60 mil apicultores e 2 milhões de colmeias espalhadas pelos nove estados. O congresso visa construir uma proposta alternativa de produção de mel na Região.

O presidente da Confederação Brasileira de Apicultores, José Cunha, destacou o crescimento da cultura no Brasil. “Já somos 300 mil apicultores”, comemorou. Participaram da solenidade, o superintendente do Sebrae-PB, Luís Alberto, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, além de vários prefeitos e autoridades.