Fale Conosco

20 de maio de 2013

Revitalização do Vale dos Dinossauros é concluída e preserva sítio arqueológico



vale dinossauro em sousa pb 270x202 - Revitalização do Vale dos Dinossauros é concluída e preserva sítio arqueológicoTuristas e pesquisadores de todo o mundo poderão retornar em breve à cidade de Sousa, no alto sertão paraibano, para observar as famosas pegadas dos dinossauros. Coordenada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) a revitalização do Monumento Natural Vale dos Dinossauros está concluída. As reformas estão orçadas em R$ 1,2 milhão, com verbas do Governo do Estado e patrocínio da Petrobras.

Toda a infraestrutura do local foi recuperada, incluindo o museu, quiosques, passarelas, mirantes de observação e a Casa do Pesquisador. Também foram incluídos no projeto a construção de uma lanchonete, a urbanização das áreas de circulação dos visitantes e a contratação de dois consultores para reformular a exposição permanente que é apresentada no prédio principal.

A reforma do museu incluiu a instalação de climatizadores e a reestruturação do espaço de exposições, auditório, escritórios e banheiros. A iluminação foi projetada sobre trilhos e com diferentes tipos de lâmpadas para se adequar ao que estiver sendo apresentado no local. Som ambiente e monitores com vídeos vão guiar o visitante. Também foi criada uma loja para comercialização de material produzido por artistas da região.

pegadas do vale dos dinossauros em sousa 6 270x202 - Revitalização do Vale dos Dinossauros é concluída e preserva sítio arqueológicoTodo o projeto de revitalização segue as normas de acessibilidade. Na área externa, a adaptação do local incluiu a implantação de vagas exclusivas, rampas nas calçadas e substituição da pavimentação do acesso aos mirantes de observação.

A Casa de Fazenda foi completamente reformada para servir de apoio aos pesquisadores. A Casa do Pesquisador agora conta com a estrutura necessária para que pessoas de todo o mundo possam visitar a região, estudar as pegadas ou, até mesmo, encontrar novos vestígios na região.

Vale dos Dinossauros

Museu vele dos dinossauros em sousa 270x202 - Revitalização do Vale dos Dinossauros é concluída e preserva sítio arqueológicoO Monumento Natural Vale dos Dinossauros surgiu da desapropriação do Sítio Passagem de Pedras, realizada no ano de 1992, e foi transformada em Unidade de Conservação de Proteção Integral (UCPI) pelo Governo do Estado em 2002. O local tem o acesso de visitantes controlado, além ser proibida a exploração da mata nativa e instalação de moradias.No local é possível observar as pegadas de, pelo menos, quarto espécies de dinossauros que habitaram a região há cerca de 165 milhões de anos.