João Pessoa
Feed de Notícias

Revista Piriah da SecultPB realiza seminário em Princesa Isabel

segunda-feira, 19 de junho de 2017 - 16:08 - Fotos:  Divulgação

A cidade de Princesa Isabel recebeu o sexto seminário da Revista Piriah (www.consultacultural.pb.gov.br/piriah), nesta última sexta-feira (16), com a palestra do professor Júlio César Medina, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na ocasião, compareceram cerca de 50 pessoas, entre gestores da cidade, professores da rede estadual de ensino, o movimento de jovens e autoridades locais, como o prefeito da cidade, Ricardo Pereira.

O seminário foi iniciado com uma fala do gerente de Promoção Cultural, Milton Dornellas. Apresentando a revista, o professor Júlio César Medina palestrou sobre a relação entre cultura e desenvolvimento humano, em especial, as novas perspectivas de diálogo entre o movimento social a gestão enquanto desenvolvimento humano. “Temos que superar o entendimento de que o fim principal da vida é apenas o crescimento econômico e, sim, pensar o desenvolvimento humano enquanto participação social. Só fortalecendo os movimentos alternativos e de resistência é possível transformar o sistema e reduzir desigualdades de gênero, raciais, ambientais e conseguir acesso a recursos básicos, entre eles, cultura”, ressaltou o palestrante.

Já o prefeito da cidade, Ricardo Pereira, enfatizou a importância da Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB) em realizar o evento e a convidou para participar de um grupo de trabalho, com participação do Instituto de Federal de Tecnologia da Paraíba (IFPB) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para integrar a realização de um grande seminário ampliado com as diversas manifestações culturais da região. “Ressalto a realização de eventos culturais como esse seminário, principalmente na cidade como Princesa Isabel, que tem uma importância histórica no Estado e, agora, gerar um diálogo permanente com as entidades e, desde já, realizar um grande seminário ampliado, ainda este ano”, contou.

Após as falas das autoridades, o público teve oportunidade de receber a revista impressa e conversar com o professor palestrante. Estiveram ainda presentes no seminário Lucinado Ventura, diretor do Espaço Cultural Nordeste e da secretária de Educação, Ana Paula Nunes. O evento foi encerrado com um coffee break.