Fale Conosco

19 de dezembro de 2017

Revista eletrônica do Unipê destaca trabalho da Emater junto à agricultura familiar



O uso pela Emater – PB de técnicas de Business Inteligente para a análise de dados de diagnóstico de Unidades Familiares de Produção na Paraíba, é objeto de estudo realizado pelo Mestre em Informática Thyago Maia Tavares de Farias, funcionário da Emater e por Nivaldo Mariano de Carvalho Júnior, Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação, publicado na Revista eletrônica “InterScientia”, da Unipê, volume 5, ano 1, de 2017.

Com o título “Aplicação de Business Inteligence nos dados de diagnóstico de Unidades Familiares de Produção na Paraíba: um estudo de caso da Emater-PB”, o estudo chama a atenção pela precisão de dados constantes e pelos resultados positivos apresentados.

Os autores fazem uma análise e mapeamento de bases de dados de diagnóstico de chamadas públicas realizados entre os anos de 2011 a 2017 pela Emater, com ênfase na ocupação de solo e indicadores sociais em Unidades Familiares de Produção (UFP), que poderão contribuir na tomada de decisões para o planejamento de ações da Assistência Técnica Rural por parte dos gestores da empresa e no auxílio à definição de políticas públicas relacionadas à agricultura familiar por parte do Governo do Estado.

De posse dos dados, os gestores poderão definir programação de investimentos e de apoio a determinadas culturas, escolha de terreno e execução de plantio, fazendo com o assessoramento por parte dos técnicos da empresa seja mais preciso e focado nas necessidades dos agricultores familiares.

O conteúdo da matéria se encontra na página eletrônica: https://periodicos.unipe.br/index.php/interscientia/issue/view/36