João Pessoa
Feed de Notícias

Reuniões do CDES-PB serão realizadas nas dez regionais do Estado

segunda-feira, 31 de maio de 2010 - 11:35 - Fotos: 

Cumprindo a orientação do governador José Maranhão, uma caravana, formada por membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social da Paraíba (CDES-PB) e pela Coordenação de Relação com os Movimentos Sociais, viaja pela Paraíba a partir da próxima segunda-feira (07), no intuito de mapear junto aos movimentos sociais, nas dez regionais do Estado da Paraíba, sugestões de ações, projetos ou programas de desenvolvimento.

A realização destas reuniões vai servir para a construção de estratégias de políticas públicas, que proporcione ao CDES-PB uma visão mais apurada para suas deliberações e encaminhamentos, assim como ajudar o Estado, de forma participativa a alcançar as metas definidas nos oito objetivos do milênio.

Por meio de Encontros Regionais, a concretização do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Paraíba trouxe para a Coordenação de Relação com os Movimentos Sociais a oportunidade de adensar as discussões que permearão os debates dos CDES-PB. 

O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é um órgão majoritariamente da sociedade civil, de caráter consultivo do Governo do Estado. Aposta fundamentalmente na perspectiva de colaborar na definição dos grandes rumos do Estado de forma compartilhada. Para que isto aconteça, o órgão estimula o diálogo social, qualifica e viabiliza um projeto de desenvolvimento de longo prazo, como expressão da síntese possível dos valores e interesses predominantes, orientadores das ações de Governo e assumidos pela sociedade. 

Instituição representativa da sociedade

O CDES-PB tem o papel de colaborar na formação do juízo político do Governo, como instituição representativa da sociedade. Seu desafio é estabelecer o diálogo entre as diversas representações da sociedade civil a fim de discutir as políticas públicas e propor as medidas necessárias para alavancar o crescimento da Paraíba. 

Ao ser instalado, o CDES-PB constituiu seis eixos temáticos: Infraestrutura; Direitos básicos (educação, saúde e segurança); Combate à pobreza e às desigualdades sociais (Participação Democrática na Gestão Pública); Desenvolvimento Regional; Ciência e Tecnologia; Atividades Econômicas e Projetos Estruturantes, entendendo serem estes, os temas de maior atenção às necessidades da sociedade.

Diante destes compromissos e reconhecendo a importância dos mesmos, a Coordenação de Relação com os Movimentos Sociais decide entrar nesta luta e se propõe mapear, a partir do olhar dos Movimentos Sociais, nas regionais de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Picuí, Monteiro, Patos, Catolé do Rocha, Sousa e Princesa Isabel, para identificar ações em desenvolvimento e construir de forma coletiva alternativas para novas atividades, que venham auxiliar na execução de políticas públicas.

Para a concretização do mapeamento justifica-se a realização de encontros regionais que propicie interação, reflexão, fomento e construções a partir de demandas específicas. Com esta iniciativa, espera-se contribuir com as práticas do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, com o desenvolvimento de nosso país e mais particularmente com o Estado da Paraíba. 

Thiago Moraes, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado do Governo do Estado da Paraíba (Casa Civil)