Fale Conosco

24 de agosto de 2011

Reunião no Interpa define segunda etapa da medição de terras em Monteiro



A renovação de um convênio entre o Incra e o Governo do Estado, que trata da regularização fundiária de três mil famílias da cidade de Monteiro, foi tema de uma reunião realizada nesta quarta-feira (24), na sede do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa). Na ocasião, o Incra se comprometeu em renovar o convênio.

“Apresentamos um balanço do que já foi feito nas terras de aproximadamente 300 das três mil famílias. Nos próximos 30 dias, vamos fazer uma avaliação financeira, permitindo a renovação automática do convênio”, declarou Nivaldo Magalhães, presidente do Interpa. Segundo ele, assim que o balanço financeiro for apresentado ao Incra, será feita a liberação do restante do recurso referente aos trabalhos de medição das terras, valor que ultrapassa R$ 2 milhões.

Representantes do Incra na Paraíba, e um profissional vindo da sede do órgão, em Brasília, participaram da reunião. “Nossa intenção é continuar os trabalhos. Monteiro será apenas um dos municípios a passar pelo processo de regularização fundiária, pois queremos ampliar o serviço e fechar novos convênios para atender outras cidades”, disse o chefe da divisão de destinação de terras no Incra, em Brasília, Rafael Torgone.

Para ele, a política de regularização fundiária é muito importante para a população, que passa a contar com políticas públicas direcionadas ao município, depois de realizado o serviço.

Parceria RN e PB – Nesta quinta-feira, representantes do Interpa vão ao Rio Grande do Norte. Em Natal, a equipe se reunirá com técnicos da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), para discutir a prática de regularização fundiária naquele Estado.