Fale Conosco

7 de abril de 2009

Reunião na Emater discute cultivo do girassol



Apresentar planilha de custo para implantação de Unidades de teste de Demonstração (UTD) do cultivo do girassol, com a finalidade de demonstrar a viabilidade econômica da cultura aos agricultores familiares beneficiários do Programa Nacional do Biodiesel, da Petrobrás, que será executado pelo Governo do Estado com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba – Emater-PB.

Este é o objetivo principal da reunião que acontece nesta terça-feira (7), a partir das 14h00, na sede estadual da Emater-PB, localizada no km 13.3, da estrada de Cabedelo, sob a presidência do secretário interino do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Ruy Bezerra Cavalcanti Junior. O encontro contará com a participação de representantes da Petrobrás, Sedap, Emepa, Emater, Fetag, associações e sindicatos rurais, além de outros órgãos do setor agrícola estadual.

Inicialmente, segundo o assessor estadual da Cultura do Girassol, José Joacy dos Santos, as Utds serão implantadas nas regiões administrativas da Emater de Itabaiana, João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Areia e Solânea, cobrindo 56 municípios que foram zoneados pela Empresa estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa- PB).

A instalação desses Utds, segundo o presidente da Emater, Hermano Araújo, que participará também da reunião, é o primeiro passo para a introdução da cultura do girassol na Paraíba, principal matéria prima para a produção do biodiesel no Estado.