João Pessoa
Feed de Notícias

Reunião multi-institucional define encaminhamentos de projeto em benefício de pessoas com deficiências

sexta-feira, 10 de junho de 2011 - 18:45 - Fotos: 

Reunião aconteceu na Fundação Casa de José Américo.Foto: Secom-PBRepresentantes de diversas secretarias e órgãos estaduais e municipais, além de universidades e outras instituições, reuniram-se na Fundação Casa de José Américo, nesta quinta-feira (9), para definir os encaminhamentos, viabilidades e execução do projeto “Acessibilidade – um imperativo na luta pela inclusão”. O objetivo é incluir pessoas com deficiências em atividades na orla marítima da capital, incluindo esportes marítimos e de areia, além de atividades de lazer, saúde, arte e cultura.

A idéia inicial adequa-se à FCJA, enquanto instrumento apto a privilegiar o aspecto da responsabilidade social. A parceria foi destacada como fundamental para o sucesso da execução do projeto, cujo planejamento inicial foi traçado distintamente pela analista de sistemas, Gláucia Karina Ribeiro Barros, e pelo servidor da Funad, Genilson Lima. Ambos vivenciam, em suas trajetórias de vida e em situações diferentes, a necessidade de quem tem mobilidade reduzida.

Com base nas discussões desse primeiro encontro, a Fundação Casa de José Américo iniciou a busca de instituições parceiras, para, assim, conseguir o suporte necessário e as bases pragmáticas para alcançar os objetivos propostos, tornando o ambiente da praia completamente acessível aos portadores de necessidades especiais. Neste sentido, o presidente da FCJA, Flávio Sátiro Filho, destacou a localização estratégica da instituição, além da responsabilidade sociocultural que compõe os seus objetivos, bem como o extenso alcance da ação quando efetivamente concluída.

A secretária municipal do Planejamento, Estelizabel Bezerra, considerando a participação decisiva da Prefeitura de João Pessoa no projeto, sugeriu que as próximas definições sejam feitas através de uma comissão, que se reunirá para agilizar os planos de execução do projeto piloto, previsto para acontecer no início do próximo verão, em dezembro. A comissão será coordenada pela diretora do Museu Casa de José Américo, Janete Rodriguez.

O Governo do Estado foi representado pela Fundação Casa de José Américo, através do presidente Flávio Sátiro Filho, e da diretora do Museu, Janete Lins Rodriguez, e equipe, além da diretora de Programação Cultural, Fátima Farias, e do arquiteto Gilberto Guedes, Também participaram as Secretarias de Planejamento e Gestão, através de Gerlane Lucena, da Juventude, Esporte e Lazer, por Jean Azevedo, e de Desenvolvimento Humano, por Gabrielle Vasconcelos, e ainda a Funad,  por Genilson Lima.

A Prefeitura Municipal foi representada pela secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra de Souza, e o assessor Thiago Alcântara. Presentes ainda o vereador Ubiratan Oliveira, a Universidade Federal da Paraíba, através da vice-coordenadora de Fisioterapia, Simone Alves. Fábia Rocha representou o Unipê e a ong AC Social; Gláucia Karina pela Associação de MPS Paraíba e Maristela Nóbrega, coordenadora da Nós Podemos Paraíba.