João Pessoa
Feed de Notícias

Reunião em Aroeiras vai reunir representantes de 13 municípios do Estado

terça-feira, 17 de novembro de 2009 - 15:01 - Fotos: 
Com o intuíto de firmar convênio com o Ministerio do Desenvolvimento Agrário (MDA) para criação de Território da Cidadnia na região do Vale do Paraíba, representantes de organizações de agricultores familiares e instituições públicas de 13 municípios do interior do Estado se reuniram  em Aroeiras, região administrativa de Campina Grande.

Criado pelo Governo Federal em 2008, o Programa Território da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável.

Sendo a participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios fundamentais para a construção dessa estratégia foi definido nesse encontro que o Conselho do Território será composto por 30 representantes da sociedade civil e 30 das intituições públicas.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), como uma das principais instituições fomentadoras do projeto, vem participando de todos os encontros sobre o assunto e terá representantes no conselho.

Na ocasião, além do presidente Hermano Araújo e técnicos da Emater-PB, estavam presentes o vice-governador, Luciano Cartaxo, deputado federal, Vital Filho, os prefeitos dos municípios que compõem o Vale da Paraíba, comunidades rurais, dentre outros presentes que se propuseram a ajudar na oficialização do Conselho para o Vale do Paraíba. A gerente do Programa Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Douraci Vireira, proferiu palestra no local.

De acordo com o presidente da Emater-PB, a Paraíba já foi contemplada com a implantação de seis Territórios da Cidadania, atendendo a milhares de agricultores familiares das da Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Curimataú, Borborema, Cariri ocidental e Médio Sertão.

Nos dias 17 e 18 de dezembro haverá uma capacitação com o MDA, em Lagoa Seca, para saber como o conselho deverá atuar na concepção de políticas para o desenvolvimento dos municípios, da região, contemplados pelo programa.
 

Assessoria de Comunicação da Emater-PB