João Pessoa
Feed de Notícias

Reunião discute Política Nacional e Estadual de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica  

quarta-feira, 18 de maio de 2016 - 17:47 - Fotos: 

Representantes de diversas entidades ligadas à Educação na Paraíba participaram nesta quarta-feira (18) da 38ª reunião ordinária do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Fepad-PB). A reunião aconteceu no auditório Memorial Cidadania e Justiça, da Secretaria da Administração Penitenciária, no Centro Administrativo, em Jaguaribe, e contou com a presença da secretária executiva da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho.

“Nesta primeira reunião tivemos como objetivo discutir o plano de formação para 2016, as questões relativas à rede nacional de formação, que está vinculada ao Ministério da Educação e às universidades e propor encaminhamentos tanto para a formação inicial quanto para a formação continuada dos professores”, destacou Roziane Marinho, ressaltando ser o momento atual oportuno para discutir como fica a formação inicial e continuada.

Na pauta estavam temas relacionados à Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), Rede Universidade do Professor, Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) e o Decreto nº 8.752, de 09 de maio de 2016. Outros assuntos discutidos foram a Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica e os mestrados profissionais e acadêmicos.

A representante da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Giselda Freire, destacou a importância da reunião do Fedap-PB. “A importância das reuniões do fórum se dá pelo fortalecimento da articulação entre as instituições de ensino superior, a SEE-PB e a Undime, que representa 223 secretarias municipais de Educação da Paraíba, enfatizando a necessidade de coesão de todos os integrantes para a defesa da manutenção dos recursos destinados à educação pública e consequentemente dos programas já existentes”, explicou.

Participam do Fedap-PB representantes das seguintes instituições: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep), Associação Nacional de Formação de Professores (Anfop), Secretaria de Estado da Educação (SEE), Conselho Estadual de Educação (CEE) e União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).