João Pessoa
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Reunião discute ações para uso dos tablets nas escolas da rede estadual

quinta-feira, 4 de abril de 2013 - 18:47 - Fotos: 

A secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena, participou, nesta quinta-feira (4), de uma reunião com técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEE), pais, alunos e professores das primeiras escolas de João Pessoa que receberam os tablets (Lyceu Paraibano, Instituto de Educação da Paraíba – IEP, Olivina Olívia), onde foram discutidas ações essenciais para a execução responsável no uso dos tablets nas escolas da rede estadual de ensino.

“Não estamos adquirindo tablets porque estão na moda, mas porque sabemos que este instrumento irá ajudar os estudantes no seu aprendizado”, disse Márcia Lucena, explicando o porquê dos alunos do 2º e 3º anos não receberem os tablets: “Esse é um processo que precisa acontecer paulatinamente para que nos anos seguintes haja a viabilidade financeira de mantê-lo. Dessa forma, em dois anos, todos os alunos do ensino médio da rede estadual terão esse importante instrumento pedagógico”.

Como resultado dessas reuniões foi criado o projeto Grupo Tecnológico, que orientará ações voltadas para otimizar o uso dos tablets nas escolas. “Integrar os tablets nas escolas é uma forma de inclusão social, pois é um caminho para a construção de uma política pública, que poderá ser trabalhada nos anos seguintes”, destacou a chefe do Núcleo de Educação à Distância da SEE, Verônica Fragoso. Entre as ações destacadas está a criação do Grupo de Acompanhamento, do Clube de Aplicativos, do Grupo de Estudos Tecnológicos e do Guia de Usabilidade dos Tablets e das Tecnologias nas Escolas. 

Grupo de Acompanhamento – O grupo irá visitar as escolas que já receberam os tablets para observar e levantar questões que envolvam dúvidas e/ou dificuldades. “Este olhar não é de monitoramento, não se trata de inspecionar as aulas para tecer críticas e sim de acompanhar e posteriormente interagir às necessidades observadas”, destacou a secretária.

Clube de Aplicativos – Espaço virtual onde os educadores terão orientações, dicas, temáticas e links de aplicativos para as mais diferentes aulas. Nesse espaço haverá ainda uma sala de discussões e relatos de experiência.

Grupo de Estudo Tecnológico – Esse espaço foi formado objetivamente para construir ações que de forma direta contribuam com o trabalho dos professores em sala de aula. Serão realizadas leituras e sugestões de trabalhos embasados em experiências significativas. Estão nesse grupo alunos, pais, professores, técnicos e gerentes da SEE.

Guia de usabilidade dos tablets e das tecnologias nas escolas – Este material didático visa propor ao educador ousar na sua aula a partir da compreensão e domínio do tablets e sua conectividade com as mais variadas ambientações midiáticas dispostas na web. “A proposta do guia não é ser um fim, mas um caminho de orientações para que sejam trabalhados interdisplinaridade, transdisciplinaridade e conteúdos formais de ensino, então, nessa perspectiva, o professor é lançado à construção do conhecimento tendo seu aluno como um colaborador e não um mero consumidor das tecnologias”, analisou Verônica Fragoso.