Fale Conosco

2 de março de 2015

Reunião discute ações da Emater na região de Patos nesta terça-feira



A Diretoria Colegiada da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento e da Pesca, realiza nesta terça-feira (3), em Patos, no Sertão, reunião com assessores   e  coordenadores  regionais   para uma  apresentação e avaliação das ações em execução  na região administrativa de Patos. Essa é a primeira de uma série de reuniões em caráter itinerante, a serem realizadas a cada dois meses nas 15 regionais administrativas da empresa no Estado.

De acordo com a programação, a reunião técnico-administrativa, que acontecerá no auditório do Sebrae no Rodoshopping, na entrada da cidade, começa às 8h45 e será aberta pelo coordenador regional da Emater de Patos, Francisco Acácio, que falará sobre as atividades em execução e a serem executadas naquela região sertaneja.

Por todo o dia, além das demandas dos 16 municípios que compõem a região, serão discutidas parcerias com as instituições financeiras como os Bancos do Nordeste, do Brasil e Caixa Econômica Federal e questões  ligadas a crédito rural, crédito fundiário, chamadas públicas, bem como a atuação do Grupo de Estudos Ambientais e Prospecção (Geap). Em seguida, o coordenador da Chamada Pública do Médio Sertão, Jailson Lopes, apresentará  ações do contrato n° 108/2014 entre Emater e Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que visa o fortalecimento da Agroecologia para 800 famílias agricultoras dos 16 municípios da Regional de Patos.

Por ocasião da participação do secretário de Estado da Agricultura Familiar, Lenildo Morais, dos prefeitos e representantes dos executivos locais será discutido com os gestores e demais parceiros. Com o Banco do Nordeste e Banco do Brasil será discutida a ampliação das ações voltadas ao agricultor familiar, como crédito rural, crédito fundiário, PNAE, PAA, PNHR, Tecnologias de construção de barragem subterrânea, dentre outras de interesse dos municípios.

Ao final do encontro, o diretor presidente da Gestão Unificada (GU) Emater/Emepa/Interpa, Nivaldo Magalhães falará sobre as principais ações em execução nos órgãos integrantes da Gestão Unificada. Além da diretoria colegiada da Emater, representada por Nivaldo Magalhães e os diretores técnico e administrativo, Vlaminck Saraiva e Jean Queiroga, participam prefeitos,  representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentáveis (CMDRs), sindicatos e associações rurais.