Fale Conosco

30 de setembro de 2011

Reunião define curso de Vigilância em Saúde em Campina Grande



Campina Grande vai sediar, neste mês de outubro, o curso de Técnico em Vigilância em Saúde com 80 trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Desse total, 40 atuam na própria cidade e os outros 40 pertencem aos demais 29 municípios que integram a 2ª Macrorregião de Campina. As aulas vão ser ministradas na Universidade Estadual da Paraíba, Campus de Bodocongó.

A realização do curso foi discutida, nesta sexta-feira (30), no auditório do Hemocentro de Campina Grande, pela diretora do Centro de Formação de Recursos Humanos, da Secretaria de Estado da Saúde (Cefor-PB), Márcia Rique, com secretários municipais. A data do início do curso vai ser definida na próxima semana em um novo encontro.

Márcia explicou que o curso tem como objetivo a promoção e proteção à saúde, a partir da integração entre as subáreas de vigilâncias: sanitária, epidemiológica, ambiental, saúde do trabalhador, gestão, política e planejamento em vigilância em saúde, visando à melhoria na qualidade de vida da população.

“A proposta é qualificar os trabalhadores, a fim de melhorar cada vez mais a prestação de serviço do Sistema Único de Saúde”, explicou Márcia Rique, acrescentando que o curso é inédito no país e será realizado em mais sete cidades paraibanas: João Pessoa, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Monteiro, Cuité e Itaporanga. Ao todo, serão beneficiados 400 trabalhadores de 168 municípios da Paraíba.

Cada município vai indicar os trabalhadores para fazer o curso. Eles devem ter idade mínima de 18 anos; possuírem diploma do ensino médio e serem trabalhadores das Redes Estadual e Municipais do SUS. Devem ainda trabalhar diretamente com ações de Vigilância em Saúde.

Documentação – Para se matricular os interessados devem encaminhar para a Secretaria Escolar do Cefor, pelo e-mail institucional diretorcefor@saude.pb.gov.br, as cópias dos seguintes documentos: RG; CPF; título de eleitor; comprovante de serviço militar; certidão de nascimento/certidão de casamento; comprovante de escolaridade (ensino médio completo); comprovante de residência; declaração de trabalho (tem que especificar cargo e função relacionados à Vigilância em Saúde). Também são exigidas duas fotos 3×4, que devem ser entregues na Secretaria do Cefor, em João Pessoa, ou nas sedes das Gerências Regionais de Saúde. A ficha de matrícula pode ser solicitada pelo e-mail.