João Pessoa
Feed de Notícias

Reunião da Asbraer cria agenda de compromisso entre empresas de assistência agrícola e BNB

quinta-feira, 4 de julho de 2013 - 16:57 - Fotos: 

O presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros Costa, participou de reunião com a diretoria no Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE), na tarde de quarta-feira (3), juntamente com os presidentes das Emateres da região Nordeste, para discutir a articulação entre as empresas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)  no Brasil e em especial no Nordeste com a instituição financeira, no que diz respeito ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Constou ainda da pauta, discussão sobre a conjuntura da Ater no país.

A reunião foi uma solicitação da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que é presidida por Júlio Zoé de Brito, que também é presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Na audiência, estavam presentes o superintendente do Pronaf do BNB, Luiz Sérgio Farias, do presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, do diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo, e do secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Agileu Martins.

O presidente da Asbraer propôs, também, uma maior interação entre a entidade e o BNB, de forma a gerar melhores condições na execução dos projetos financiados pelo Pronaf em todo o país. Na ocasião, Stelio Gama, diretor da Área de Desenvolvimento Sustentável disse que a reunião serviu para identificar as dificuldades e convergências em cada estado da federação, o que vai ajudar na montagem de uma agenda do que será feito e corrigido.

Já o presidente do Banco do Nordeste, Ary Joel de Abreu, ressaltou que o BNB reconhece a importância que têm as Emater no país, parabenizou a Asbraer pelo trabalho que vem realizando e reforçou o compromisso da instituição financeira com a assistência técnica e extensão rural: “Mais do que disponibilizar o crédito, temos que acompanhar o andamento das atividades”, finalizou.

Participaram da audiência dirigentes das empresas de Ater dos Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte.