João Pessoa
Feed de Notícias

Reunião avalia políticas públicas do Governo do Estado

terça-feira, 4 de maio de 2010 - 17:50 - Fotos: 
Com o objetivo de discutir os oito objetivos do milênio, o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o representante do Governo Federal, Maurício Dutra Garcia, se reuniram na tarde desta terça-feira (4) para analisar que tipos de políticas públicas o Governo do Estado tem realizado para satisfazer os requisitos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Maurício Dutra Gargia, que é assessor da Secretaria Nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais, afirmou que os governos federal e estadual precisam executar e avaliar constantemente as políticas públicas para saber se elas estão atingindo as oito metas do milênio.

“Nós precisamos ver se a Paraíba já alcançou ou não os objetivos do milênio e ainda saber o que está sendo feito para atingi-los. É preciso ver que tipos de políticas estão sendo realizadas no Estado”, declarou Maurício Garcia.

Na reunião, o representante do Ipea no Nordeste, Constantino Mendes, destacou que a análise de indicadores sociais e econômicos da Paraíba são essenciais para descobrir se o Estado está alcançando os oito objetivos do milênio. “As informações de indicadores da Paraíba precisam ser compatíveis com indicadores econômicos e sociais internacionais”, disse.

Empenho – A Paraíba, conforme o superintendente do Ideme, Achiles Leal Filho, está empenhada para alcançar os oito objetivos do milênio. “Prova disso é que no dia 24 de março deste ano, o governador José Maranhão assinou um decreto instituindo como prioridade a vinculação dos objetivos do milênio em projetos e programas do Governo do Estado”, disse. Isso quer dizer que qualquer ação das secretarias estaduais ou órgãos da administração indireta, a exemplo do Ideme, terão que incluir os oito objetivos do milênio nas ações que serão executadas na Paraíba.

Segundo o superintendente do Ideme, as políticas do Governo do Estado estão em sintonia com os oito objetivos do milênio. Em João Pessoa e no interior da Paraíba ocorrem políticas públicas como reformas de escolas públicas, ampliação dos serviços de saúde e melhoria no fornecimento de água.

“A Paraíba está trabalhando para alcançar os oito objetivos do milênio. São realizados programas para melhorar a qualidade da educação nas escolas e ações de geração de emprego e renda, além de iniciativas para desenvolver a economia da Paraíba”, afirmou Achilles Leal Filho.

A ONU estabelece como os oito objetivos do milênio: erradicar a pobreza extrema e a fome; atingir o ensino primário universal; promover a igualdade social entre sexos e autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; estabelecer a parceria global para o desenvolvimento.

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme