João Pessoa
Feed de Notícias

Resultados da avaliação do Soma são apresentados aos gestores da 1ª GRE

segunda-feira, 16 de outubro de 2017 - 17:30 - Fotos:  Daniel Medeiros

Os gestores das 189 escolas que fazem parte da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), participaram, na tarde desta segunda-feira (16), do Encontro Regional para o Desenvolvimento da Educação da Paraíba, onde foram apresentados os dados e os resultados do Programa Soma – Pacto pela Aprendizagem na Paraíba. A reunião aconteceu no Centro de Formação de Professores, em Mangabeira.

see resultado da avaliacao do soma_foto daniel medeiros (12)O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, apresentou o sistema de avaliação da aprendizagem aos gestores das escolas e destacou a importância de cada escola analisar detalhadamente os dados que são apresentados pelo sistema. “Este é o terceiro encontro que realizamos para que estes gestores compreendam os resultados das avaliações e a necessidade de se ter um pacto pela aprendizagem na Paraíba com tolerância zero, destacando a necessidade do aluno aprender português, produção de textos, operações matemáticas. Isso é essencial! Estamos convocando todos para fazerem parte desse pacto e continuaremos posteriormente com os gestores de Campina Grande e das demais gerências regionais”, explicou o secretário.

As avaliações realizadas pelo Soma contemplam estudantes do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Mais de 13 mil crianças foram avaliadas por um simulado similar à Prova Brasil, com o intuito de perceber quais são as principais carências dos alunos, matriculados no 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, nas disciplinas de português e matemática. A meta do Soma é melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em toda a Paraíba.

SOMA – O Programa Soma tem como objetivo assegurar que todos os estudantes sejam alfabetizados na idade certa, até o 3º ano do Ensino Fundamental, e corrigir o déficit de aprendizagem dos que chegam ao 5º até o 9º ano, visando a qualidade e a equidade educacional no Estado. Para isso, dispõe de diversas iniciativas, entre elas a avaliação e monitoramento do desempenho dos estudantes, a formação de professores e o desenvolvimento profissional de gestores, além de material didático. Essas iniciativas são garantidas a partir da cooperação firmada entre o Estado e 219 municípios da Paraíba. O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) são parceiros do Programa.

A avaliação é necessária para diagnosticar os níveis de alfabetização e letramento de estudantes matriculados na rede pública de ensino da Paraíba. Por meio das Avaliações formativa e somativa, que são aplicadas ao longo do ano letivo, para aferir o desempenho de estudantes da rede estadual e municipais (por adesão) em anos-chave da educação básica, são fornecidos diagnósticos, além de informações das condições de aprendizagem dos estudantes. O programa também serve de orientação para a pactuação de metas cujo objetivo é promover a qualidade e equidade educacional.

Além das avaliações, o Soma vai garantir a apropriação dos dados e análises obtidos por meio da Plataforma de Desenvolvimento Profissional. Essa etapa abrangerá análise estatística dos dados obtidos, relatórios descritivos do desempenho dos estudantes, devolutiva dos resultados para as equipes gestoras da SEE, gestores municipais e gestores escolares, que receberão as orientações necessárias para o estabelecimento de metas de ensino e aprendizagem por escola.

Além disso, um curso de desenvolvimento profissional para gestores, coordenadores supervisores escolares será disponibilizado, garantindo que o diagnóstico obtido pela avaliação em larga escala seja amplamente apropriado pelos educadores. Dessa forma, o Soma oferecerá itinerários de ações pedagógicas o apoio necessário para sustentar os caminhos a serem adotados para a melhoria da oferta educacional, promovendo temas que explorem o desenvolvimento de habilidades profissionais de acordo com as expectativas do Ministério da Educação (MEC) e consonantes à urgente efetivação do trabalho na escola, no qual o que é ensinado é aprendido.

Saiba mais sobre o programa acessando: https://www.somaparaiba.com/