Fale Conosco

20 de janeiro de 2015

Resultado do CFO deve ser divulgado até o fim de janeiro



A lista dos classificados para as etapas complementares do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar deve ser divulgada até o fim deste mês. A previsão foi repassada pela Diretoria de Gestão de Pessoas da corporação, que está reunindo as notas obtidas pelos candidatos ao CFO no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. São 2.726 candidatos disputando uma das 30 vagas, com concorrência de 89 para uma vaga do masculino e 97 para uma do feminino.

O processamento do resultado no Enem, que serve como critério de avaliação intelectual do concurso, está sendo feito pela própria Polícia Militar. A partir da nota no Exame Nacional, os candidatos inscritos no CFO 2015 serão selecionados em uma lista de classificação a ser divulgada pela PM.

De acordo com a capitã Carla Marques, da comissão de divulgação do concurso, serão chamados para as etapas seguintes até três vezes o número de vagas oferecidas. “Para o psicotécnico, próxima etapa, serão chamados 75 candidatos do sexo masculino e 15 do sexo feminino, já que este ano são ofertadas 30 vagas, sendo 25 para homens e 5 para mulheres. Para os demais exames da etapa complementar, que é a avaliação de saúde e a física, as convocações variam de acordo com as aprovações nos testes anteriores, já que é de caráter eliminatório”, explicou.

A capitã comentou que os candidatos que desejarem tembém podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pois são processos distintos. “Cabe ao aprovado para o CFO optar no final se irá fazer outro curso superior ou o curso de formação de oficiais, pois o cadete exerce atividade estudantil em regime de dedicação integral, com atividades internas e externas inerentes a profissão durante o período de formação”, explicou.

Os aprovados em todas as etapas ingressam no Curso de Formação de Oficiais como cadetes, cuja formação dura três anos, sendo realizada na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco – Instituição de Ensino Superior credenciada junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE). O CFO forma oficiais bacharéis em Segurança Pública.

Como a Polícia Militar oferece essa formação de nível superior de ensino, as notas do Enem são disponibilizadas diretamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para que a corporação faça a contabilidade e classificação dos inscritos no CFO.

Critérios de desempate – No caso de empate nas médias finais do Enem, terá preferência na ordem de classificação o candidato com maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias. Caso o empate persista, a ordem de classificação será feita com base na maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

 

Capitã Carla Marques (Membro do Comissão do Curso de Formação de Oficiais da PM) – Concurso do CFO