João Pessoa
Feed de Notícias

Restauradora Piedade Farias é convidada do ‘Macacos me Mordam’ nesta sexta-feira

sexta-feira, 8 de setembro de 2017 - 12:02 - Fotos:  Divulgação

A restauradora Piedade Farias é a convidada do projeto ‘Macacos me Mordam – Ao vivo!’, nesta sexta-feira (8), às 18h, na Fundação Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Pedro Osmar receberá a arquiteta para conversa e debate sobre arte e cultura.

O programa de estreia foi no dia 16 de junho, quando o convidado foi o cantor e compositor Milton Dornellas, com direito a bastante interação, no Centro de Documentação e Pesquisa Musical José Siqueira (com capacidade para 30 lugares). Na semana seguinte, o convidado foi o cantor e compositor Escurinho.

Já passaram pelo projeto idealizado por Pedro Osmar os seguintes nomes: Jessé Jel, Dida Fialho, Escurinho, Milton Dornellas, Paulo Ró, Arthur Pessoa e Jãmarrí Nogueira. O ‘Macacos me Mordam!’ também é um programa (gravado) que vai ao ar às terças-feiras, quinzenalmente, na Rádio Tabajara FM 105.5.

Piedade Farias - Nascida em Campina Grande em 1954, a arquiteta e restauradora veio ainda criança morar em João Pessoa. Graduada pela UFPB, tem especialização em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis pela UFMG.

Oficina - A partir de segunda-feira (11), ela ministrará oficina sobre noções de preservação em obras de arte. As aulas de capacitação terão foco em pintura e escultura. A oficina será realizada até 15 de setembro, das 14h às 17h, com uma carga de 15 horas (três horas por dia). “É uma oficina para iniciantes. Não precisa saber nada sobre restauração”, disse Piedade Farias.

Ainda conforme Piedade o aluno conhecerá as características técnico-construtivas da obra de arte (base de suporte, técnicas de pintura, têmpera, pastel, acrílica etc). As aulas também abordarão outros pontos, como suporte e camada pictórica.

“Com a oficina, o aluno saberá reconhecer as técnicas e também os agentes de degradação da obra da arte”, explicou a restauradora. Esta ação é uma parceria entre Funesc e Secretaria de Estado da Cultura (Secult).