Fale Conosco

8 de novembro de 2012

Representantes paraibanos participam do I Encontro das Culturas Negras em Salvador



Agentes e gestores culturais paraibanos participam, a partir desta quinta-feira (8), em Salvador (BA), do I Encontro das Culturas Negras. O secretário estadual de Cultura, Chico Cesar, vai compor uma mesa redonda na manhã de  sexta-feira (9), com discussões sobre o tema “Culturas Negras no Brasil Hoje”, que será promovida na Faculdade de Medicina do Pelourinho.

O evento tem o objetivo de promover um amplo encontro anual das culturas afro-brasileiras do Brasil e do mundo, além de estimular os debates e as questões que envolvem a causa. As atividades contarão com a presença de artistas, intelectuais, profissionais da cultura, pesquisadores, parlamentares, lideranças e representações do movimento cultural negro, ampliando o diálogo entre as culturas negras locais, regionais e internacionais.

“Nós entendemos culturas negras  pensando na pluralidade em que a própria negritude não é uniforme e agrega diversos valores ancestrais e contemporâneos. Por conta desses fatores, precisamos aproveitar e explorar todas as vertentes, além de estimular e incentivar tais segmentos culturais”, destacou o secretário de Cultura, Chico Cesar.

O grupo paraibano Aruenda da Saudade  participa do evento na noite de sexta-feira, quando fará o cortejo do ‘Encontro de Tambores’, às 19 horas, nas ruas do Pelourinho. O Areunda é um segmento cultural da cidade de Pitimbu, que existe ha pelo menos dois séculos e tem suas raízes baseadas em costumes e tradições africanas. Na apresentação desta sexta-feira, o grupo será coordenado pela gerente de cultura popular da SEC/PB, Maria Marques Maciel.

As atividades I Encontro das Culturas Negras seguem até segunda-feira (12), com uma programação de espetáculos, dança, exposições de artes visuais e artísticas, shows musicais, palestras e diversos debates e discussões sobre as expressões culturais de origem negras.