João Pessoa
Feed de Notícias

Representantes do MinC discutem projeto de cultura popular da Paraíba

quarta-feira, 9 de maio de 2012 - 10:26 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Grupo Escolar Tomaz Mindello, no centro de João Pessoa (Foto: José Lins)

A Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba (SeCult) recebe, nesta quarta (9), a secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg. O encontro acontece, às 15h, no Grupo Escolar Tomaz Mindello, onde funciona o Teatro Cilaio Ribeiro. Na ocasião, o Secretário de Estado de Cultura da Paraíba, Chico César, apresenta o Projeto do Centro de Referência e de Fomento das Culturas Populares e Tradicionais da Paraíba.

O evento vai contar, ainda, com as presenças de gestores do Sebrae Paraíba, do representante da Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Fábio Lima, da secretária da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado da Paraíba, Giucélia Figueiredo, além de gerentes da SeCult.

Objetivos - O projeto de criação e implantação do Centro de Referência e de Fomento de Culturas Populares e Tradicionais tem o objetivo de fomentar e difundir a cultura paraibana.

O Centro ainda prevê a inclusão social de artistas, contadores de histórias, mestres tradicionais na formação da identidade e reconhecimento da diversidade do povo. O espaço ainda pretende promover ações culturais, parcerias, políticas públicas de cultura na região e intercâmbio com outras localidades da Paraíba e do Nordeste.

Outro objetivo é estimular a geração de trabalho e renda com respeito às características e dinâmicas de desenvolvimento tradicional das manifestações artísticas e culturais.

A unidade cultural deve ser instalada no Grupo Escolar Tomaz Mindello, que fica na Praça Pedro Américo, Centro Histórico de João Pessoa. Para isso, o prédio deve passar por uma restauração, além de receber equipamentos para atender as demandas.